Latte Macchiato e como fazer uma espuma de leite de respeito

Publicada em: 26/01/2022 17:31

O café é uma paixão mundial consumida no mundo todo, o tempo todo e há muitas centenas de anos. Obviamente que um produto tão relevante tem inúmeras variações e uma cara diferente para cada país em que é consumido.

Por exemplo, há muitos anos o Brasil é o maior produtor mundial de café, enquanto a Finlândia é o país que mais consome, enquanto a Itália fica com a qualidade das suas máquinas, que fazem cafés em qualquer cultura.. E se aqui nós estamos acostumados com o expresso, pingado, coado e até o famoso “chafé”, é por conta da enorme produção e importância que esse grão tem.

Ainda que outros países também sejam lembrados por seu café, o texto de hoje fala sobre o que a Itália trouxe para o café: a espuma de leite e o latte macchiato!

O que é latte macchiato

Na tradução do italiano, “Latte Macchiato” significa leite manchado. A receita é basicamente uma apresentação linda em camadas de leite, café e em cima a espuma de leite, grossa e que traz uma nova característica sensorial para uma bebida teoricamente simples. Para fazer isso, os baristas colocam o café por cima da espuma, deixando o rastro em cima (um dos charmes da bebida) e com bastante cuidado, para que o café misture pouco ou nada com o leite.

A grande questão em relação ao latte macchiato é que é uma bebida difícil de fazer em casa pelo fato de não ser tão comum ter a máquina de café, mas é por isso que estamos aqui!

Dicas para fazer espuma de leite em casa

A espuma de leite só existe porque as proteínas do leite formam uma malha que não deixa o ar escapar, o que acaba encorpando e deixando o líquido bem cremoso. 

  • Por isso é essencial ter o leite certo, que é o mais gorduroso possível, ou seja, o integral. Leites sem gordura, lactose ou vegetais são mais difíceis de espumar ou de chegar no resultado esperado.
  • A temperatura certa do leite não é fervido! Para o leite integral, entre 30 e 50ºC funciona muito bem, e para o desnatado o ideal é fazer frio (quando esquenta a espuma desanda).
  • Assim como a clara em neve, a jarra onde você vai espumar não pode estar suja. Se estiver, a chance de não dar o ponto é grande.

O ponto da espuma é aquele tão consistente que você consegue pegar com uma colher e colocar fisicamente no copo.

Receita de latte macchiato fácil

Se fazer a espuma pode ser complicado e deixar as camadas divididas também requer atenção, então a gente trouxe uma receita muito fácil que resolve todos esses problemas em apenas 15 minutos.

Ingredientes

  • Leite condensado 1 colher (sopa)
  • Leite 1 copo
  • Café expresso 1 xícara (café)

Modo de preparo:

  1. Encha o copo com 2/3 de leite.
  2. Leve ao micro-ondas para aquecer bem.
  3. Junte o leite condensado de uma vez só, para ele ir para a base.
  4. Junte o expresso (deixe correr ao longo do copo, com cuidado, para não haver mistura).
  5. Com o mixer, bata o leite, durante 1 minuto, até ficar em espuma densa.
  6. Coloque um pouco sobre o café.
  7. Sirva a seguir

O leite condensado deixa a bebida com mais cara de sobremesa e fica mais fácil de acertar as camadas, mas claro que é apenas uma variação mais simples. A gente te encoraja a testar sempre!

Latte Macchiato

Latte art 

A espuma é tão densa que alguns baristas descobriram que dava para desenhar nela e transformar uma bebida que já era artística em obra-prima!  

São duas técnicas principais para fazer o latte art: 

Free pour latte art: Nesse estilo o barista mostra toda a sua habilidade ao desenhar com o próprio fluxo da espuma de leite e do café, ali na hora da máquina. Por mais artístico que possa ser, os símbolos e desenhos costumam ser mais simples. 

Estêncil: Como se você fosse pintar uma camiseta, os baristas colocam um molde sobre a espuma do latte macchiato e desenham com um marcador, como um guia para as linhas de desenhos bastante complexos e de todos os tipos. 

Esse é o toque final de um latte macchiato artístico de verdade! Dá uma olhada em outras matérias sobre essa arte:

  1. Latte art: cafés coloridos são a nova moda
  2. Latte art: art em fazer cafés

Outras receitas para fazer latte art 

Não é só no latte macchiato que dá para fazer a arte na espuma, aqui algumas outras receitas para você soltar a criatividade: 

  1. Capuccino: Todas as receitas vão ser da cultura italiana por conta da fama das máquinas italianas. E nada mais italiano do que um belíssimo capuccino com latte art! 
  2. Mocaccino: Muito parecido com o capuccino, o mocaccino, ou café mocha, leva calda de chocolate no fundo da xícara, o que acrescenta mais uma camada linda! 
  3. Café Dalgona: Aqui a gente inverte os papéis e a espuma é de café! Na verdade essa receita é só espuma e leite, mas é uma espuma tão grossa e deliciosa que mais parece um sorvete!
  4. Frappuccino caseiro: Como diria um bom italiano, esse aqui é o primo “freddo” do capuccino, com acréscimo de sorvete! Uma delícia na qual você também pode testar suas habilidades de barista e desenhista!

Existem variantes de café até além da vista, cada uma de acordo com seu país, agricultura e modos diferentes de tomar (como a Finlândia que toma o café com queijo!), então continua sempre buscando as mais divertidas, apresentáveis e, claro, saborosas!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: