Nem todo mundo tem o tempo ou a disposição de ir fazer compras com frequência, então o aliado é o congelador, pois permite que preservemos os alimentos por mais tempo.
No entanto, existem boas práticas e técnicas não só para fazer durar mais a comida, mas também para que mantenham o máximo do seu frescor e nutrientes.
Confira nossas dicas para otimizar o uso do seu freezer e fazer os alimentos durarem mais sem perder o sabor.
Boa leitura.
Freezer, seu aliado para preservar alimentos
O desperdício de alimentos é um problema mundial e o Brasil é um dos países que lideram o ranking dos que mais jogam alimentos fora.
Para solucionar esse problema é preciso uma maior conscientização por parte da população, e algumas técnicas de conservação podem ajudar a lidar com o problema.
Por isso, separamos algumas dicas para que seu freezer possa te ajudar a diminuir o desperdício e manter os alimentos frescos por mais tempo.
O primeiro passo é saber quais alimentos podem e não podem ser congelados, por exemplo: folhas em geral não se dão bem com o frio, porém folhagens cozidas podem durar mais se bem fechadas.
Outro ponto é que antes de congelar qualquer alimento, é importante certificar que estão limpos e higienizados, pois isso faz com que a proliferação de bactérias seja muito menor.
Onde armazenar também é importantíssimo, pois recipientes hermeticamente fechados são melhores, como os potes herméticos. Embalagens de plástico a vácuo também garantem uma maior preservação mantendo os nutrientes e sabores dos alimentos.
A maioria dos vegetais podem ser armazenados por um período de 3 a 12 meses, porém, recomendamos consumir antes do fim do primeiro trimestre para ter o máximo de sabor, textura e nutrientes do alimento.
Organizar para otimizar o espaço
Um dos grandes problemas de usar o freezer para armazenar alimentos para consumir por muito tempo é o espaço físico do local.
Na geladeira é comum não conseguirmos achar algum ingrediente pois tem uma barreira de potes, condimentos e outras coisas na frente.
Por isso, ter uma organização é importante, até para que você possa saber qual alimento está há mais tempo armazenado para usá-lo primeiro e não correr o risco de ir deixando um ingrediente para trás e acabar perdendo.
Uma tática simples é etiquetar os potes com a data que foi armazenado, assim fica fácil saber quando estão próximos do vencimento. Você pode usar canetas especiais para escrever direto no plástico, vidro ou saco e depois apagar com um pouco de álcool.
Também pode ajudar na implementação de divisórias plásticas no seu freezer, ou até usando caixas, que vão funcionar como gavetas, isso ajuda a visualização e a organização do que está lá dentro.
Isso funciona muito bem principalmente para armazenar os sacos embalados a vácuo, assim não ficam jogados pelo congelador, dificultando a visualização posterior.
Essas dicas são apenas um direcionamento, você pode desenvolver a técnica de organização que melhor funcione para você. Obviamente que organizar a primeira vez vai tomar um tempo, mas acredite, no dia-a-dia vai fazer uma diferença gigantesca.
Por fim, essas são as dicas mais simples para tentar aproveitar o máximo dos alimentos e evitar desperdícios, contudo, no mundo ideal, o melhor é comprar os perecíveis como verduras, legumes e frutas, com um intervalo menor para aproveitá-los sempre frescos.
No entanto, a tecnologia é a nossa aliada, e hoje os aplicativos e sites dos supermercados, como o do Carrefour por exemplo, permitem fazer a compra online e receber em casa, inclusive deste itens que estragam mais rápido.
Novamente nossa ideia é te dar opções para que você possa encaixar o que melhor funciona na sua rotina. O objetivo é que você coma bem e evite o desperdício.