Chupitos: pequenas doses de sabor

Publicada em: 24/05/2016 12:04

É, eu sei que o nome parece estranho. Mas os chupitos fazem parte de uma nova tendência que surgiu em meados de 2013 nos barzinhos e restaurantes “cool”.

Cosmopolitan, Bloody Mary, Mojito e uma infinidade de combinações. Tudo servido em mini copos de 50 ml, ou seja, o popular “copinho de shot”. Dá para experimentar um pouquinho de cada e escolher o seu, ou os seus favoritos.

Os chupitos são super tradicionais na Espanha, principalmente em Barcelona e Salamanca. Faz parte da tradição do país servir pequenas doses de bebida alcoólica após as refeições (em especial almoços), e muitos hoteleiros recebem seus hóspedes dessa forma. #partiuespanha então?

ChupitoChupitos do Restaurante Txapela (Curitiba/PR)

Eis que resolvi ir mais a fundo nesse assunto pra poder trazer um conteúdo mais completinho. Acho que descobri porque dizem que os espanhóis têm “sangue quente”... =D. Seguem alguns exemplos de chupitos tomados habitualmente:

  • Tequila: aquela receitinha básica que todo mundo sabe: sal + tequila + limão (mas todo dia? Haja fígado!)
  • Flambados: antes de beber, é ateado fogo na superfície do copo com a ajuda de uma colher com bebida de graduação muito alta e se usa uma palha para beber o chupito enquanto está pegando fogo.
  • Aspirador de pó: servido em um copo alto. Agita-se, bebe rápido e por último aspira-se os vapores que continuam no copo, para elevar o estado de embriaguez!!! =O
  • “Cerebrito”: servido em copo normal, 2 partes de vodka de cor vermelha e 1 de Baileys (creme de licor irlandês). Tem esse nome por causa da combinação vermelho + massa de cor café, lembrando sangue + cérebro (sua cara é a mesma quando li - oi???).

Ok, concordo que o último foi desnecessário, mas é sempre bom agregar conhecimentos, não é mesmo? Não deixem de experimentar essas “pequenas doses de sabor”, vale muito a pena... Ah, e claro, saúde!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: