As táticas perfeitas para fazer aquele chocolate quente cremoso que fica lindo no copo e delicioso no paladar.
Conheça também algumas receitas de chocolate quente pelo mundo para experimentar em casa.
Boa leitura.
Tesouro dos Astecas
Há cerca de 5 séculos atrás a civilização dos Astecas consumiam uma iguaria vinda diretamente do cacau, que era considerado um elixir para dar vigor aos guerreiros.
Mas a bebida não era exatamente essa coisa docinha e cremosa que a gente conhece e ama, pelo contrário, era um líquido com forte de sabor de cacau, que ainda levava pimenta, era considerado pelos nativos uma iguaria e haviam rituais para consumir a bebida que tinha a finalidade de repor as energias dos astecas.
Para o paladar espanhol, a bebida foi considerada muito exótica, então eles foram os primeiros a importar o chocolate quente asteca e suavizá-lo removendo a pimenta e adicionando mel para dar um nível de doçura para receita.
Esse simples aprimoramento no sabor da bebida, fez sua popularidade crescer e se espalhar pelo mundo todo, e como veremos mais a frente, cada país tem a sua forma de preparar e consumir o chocolate quente.
Receita de chocolate quente
A nossa receita foge um pouquinho da tradicional, pois queremos aqui um componente maior de cremosidade nesse preparo e para isso vai ser importante a adição do amido de milho.
Também esqueça o achocolatado, aqui o ideal é o chocolate em pó, de preferência 70% cacau para cima, pois queremos o sabor intenso do chocolate assim como os Astecas faziam, mas com o suave e harmonioso dulçor vindo dos espanhóis.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Leite 2 xícaras (chá)
- Amido de Milho 1 colher (sopa)
- Chocolate em Pó 70% 3 colheres (sopa)
- Açúcar 4 colheres (sopa)
- Canela em pau 1 unidade
- Creme de Leite 1 caixinha
Como fazer chocolate quente
- Em um liquidificador, bata o leite, o chocolate em pó e o açúcar.
- Despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver.
- Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo.
- Retire a canela e sirva quente.
Mesmo se você não for muito fã da canela em pó, experimente colocar a canela em pau nesse preparo, pois fica super suave no sabor e dá um aroma divino para bebida.
Se quiser turbinar seu chocolate quente, temos mais algumas opções ótimas na sequência:
Chocolate quente pelo mundo
Os registros mais antigos mostram que a bebida extraída da semente do cacau provavelmente surgiu aqui na América pré colombiana, o que não impediu o chocolate quente de ganhar as suas versões pelo mundo, com cada país aplicando seu toque especial para deixar a bebida ainda mais incrível.
No Equador, onde houve uma herança forte da cultura Inca, também tinha a receita do chocolate quente com pimenta, mas atualmente você encontra por lá uma versão bem mais doce e por muitas vezes coberta com queijo, que dá uma cremosidade e textura únicas ao preparo.
Já na Espanha, como já mencionamos, o chocolate quente foi adaptado para o paladar espanhol, mas além disso, a textura também ganhou aspectos únicos por lá.
Por ser praticamente obrigatório no café da manhã espanhol, os churros são servidos com o chocolate quente, esse numa textura ultra cremosa, quase de pasta, para que os churros sejam mergulhados antes de serem consumidos. É uma delícia que você deve experimentar quando estiver por lá ou mesmo tentar fazer em casa, temos receita de churros simples por aqui.
Nossa última parada é nos Países Baixos para conhecer o chocolate quente típico holandês, aliás, foi justamente por lá que o chocolate em barra foi desenvolvido. Tanto que, em Amsterdã tem os populares chocolabs onde tem chocolate de tudo quanto é jeito, inclusive as bebidas quentes com as mais incríveis combinações.
Uma bem tradicional é o chocolate quente, caramelado e com cobertura de chantilly que é simplesmente espetacular, vale a pena visitar as chocolabs holandesas e se deliciar com tanta variedade.
Talvez de todas as receitas criadas, o chocolate quente e suas outras formas com certeza foi uma das que mais conquistou os paladares do mundo todo, tanto que é uma minoria (bem estranha, diga-se de passagem) que diz não gostar de chocolate, ou talvez só não tenham experimentado direito, vai saber.
Por ora, faça essa versão de chocolate quente que é uma das mais cremosas que você vai ver na internet. Conte para gente depois o que achou.