O drink mais brasileiro de todos é estrela de churrascos e happy hour e você tem que aprender essa versão de caipirinha.
Um toque frutado maior, contrastando com a acidez do limão e aguçando o sabor da cachaça, essa receita vai se tornar seu novo drink favorito.
Boa leitura.
Uma brincadeira com Sherlock Holmes
Essa bebida é 100% brasileira pois leva um ingrediente que é criação nossa, a cachaça.
O nosso destilado de cana de açúcar tem um sabor intenso e teor alcoólico alto, por isso para muitos era difícil saborear a bebida pura, por isso já tinham muitas receitas que suavizavam esse gosto da cachaça. Muito porque, era sugerido uma dose para amenizar sintomas da gripe, então associar com mel e limão foi um passo natural, que ficou tão bom que caiu no gosto geral.
Contudo, uma história inusitada da caipirinha está no livro O Xangô de Baker Street, que conta a vez que o grande detetive Sherlock Holmes visitou o Brasil para encontrar o violino perdido de D. Pedro II, e enquanto investigava o tal crime, seu amigo e médico Dr. Watson criou a caipirinha para que o parceiro pudesse saborear a cachaça sem sentir mal estar.
A história é fictícia, mas é interessante observar o impacto cultural desse patrimônio nosso que faz sucesso entre os turistas e conquista cada vez mais adeptos.
Receita de caipirinha de limão
Essa receita de hoje vai levar a caipirinha tradicional a um novo patamar acrescentando alguns ingredientes simples.
Nessa versão de preparo colocamos a vodka, mas pode muito bem fazer com a cachaça, saquê e até o com gin pode funcionar, teste as opções e vá na que mais agradar.
Sem mais delongas, vamos a receita:
Ingredientes
- Limão Siciliano 1/2 unidade
- Açúcar 2 colheres (sopa)
- Vodka 50 mililitros
- >Polpa de Framboesa 1 colher (sopa)
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer caipirinha de limão
- Coloque o limão siciliano fatiado numa coqueteleira, com a casca voltada para cima, junte o açúcar e amasse com um socador.
- Complete a coqueteleira com cubos de gelo, adicione a vodka e agite.
- Transfira a caipirinha para um copo, adicione o suco de framboesa e decore com casca de limão e algumas framboesas inteiras. Sirva em seguida.
Mais receitas de caipirinha
Suavizando ainda mais: caipisaquê
A caipirinha legitima tem que levar a cachaça, pois já que é uma receita nossa, tem que ter ingredientes 100% brasileiros. No entanto, a cozinha é viva como já falamos aqui várias vezes, e as receitas se transformam pelos mais variados motivos e com esse drink não seria diferente.
No geral, mantendo a estrutura básica que é: uma fruta, um destilado e algo doce, você pode fazer as mais diversificadas versões da bebida, porém é melhor mudar a nomenclatura para não confundir com nosso carro chefe.
Por exemplo, com vodka chamamos de caipiroska e com outra fruta que não limão, vira caipifruta, mas queremos falar mesmo da versão com o fermentado de arroz, o caipisaquê.
Essa variação do drink tem feito muito sucesso, pois o saquê tende a ser mais suave ao paladar, então combinado com açúcar e limão, cria um equilíbrio sensacional, que agrada a todos os paladares.
Reforçando que independente da opção de caipirinha que você vá fazer, sempre beba com moderação, de preferência tomando bastante água, que assim sua diversão vai longe.