Saber como selecionar frutas e vegetais no mercado, feira, sacolão e outros estabelecimentos é tão importante quanto incluí-los em sua alimentação. E alguns cuidados são gerais: evitar os alimentos com pontos pretos e manchas (podem indicar podridão), rachaduras ou machucados (podem ter sido contaminados por bactérias ou produtos químicos).
Confira alguns truques e dicas para não errar na escolha e levar um alimento fresco e delicioso para casa! E lembre-se que: além de escolher os alimentos frescos, é importante higienizá-los! Deixe suas frutas, verduras e legumes de molho em uma solução com água e vinagre para retirar bactérias e agrotóxicos.
Laranjas e Limões
Para que essas frutas sejam suculentas e com bastante suco, é importante observar a casca, que deve ser brilhosa, e não com aquela textura áspera e opaca. Ao toque, a fruta deve estar um pouco macia, o que indica que tem suco. Se ela for muito dura, talvez esteja ressecada por dentro.
Fonte: Reprodução /Pinterest
Abacaxi
Uma forma simples de escolher um abacaxi maduro e docinho é puxando uma folha do centro da coroa do abacaxi. Se ela sair com facilidade, é porque já está no ponto para comer. A casca também é um ótimo indicativo: se ela estiver mais dourada é porque já está bom. Se a casca estiver muito verde, o abacaxi será mais ácido e menos doce.
Fonte: Reprodução /Pinterest
Maçãs
Para que a maçã esteja suculenta, verifique se ela está firme (maçãs moles ao toque tendem a ser velhas), com a casca brilhosa e sem machucados. Para garantir o sabor doce, fique atento se ao cabinho: se estiver esverdeado, a maçã terá pouco.
Fonte: Reprodução /Agamarvel
Bananas
Na hora de escolher uma banana de qualidade, docinha e nutritiva, opte pelas mais "gordas". Bananas finas indicam que foram colhidas antes da hora, portanto, possuem menos sabor e nutrientes. A casca com manchas também indica que ela está madura, portanto,m doce e pronta para consumo
Fonte: Reprodução /Formaes
Abacate
O abacate vem sendo muito consumido, seja pelo sabor ou pelas propriedades nutricionais. Mas para garantir um abacate delicioso, escolha o que tiverem a casca escura e com pouco brilho, o que indicará que está maduro e pronto para consumo!
Fonte: Reprodução /Pinterest
Vegetais Folhosos
Variedades de alface, agrião, rúcula, acelga, escarola, espinafre e vegetais folhosos no geral, não podem estar com folhas murchas ou manchas escuras. A coloração do verde deve ser viva!
Fonte: Reprodução /Portal Vital
Brócolis, Couve e Couve Flor
A regra vale para os três: nada de folhas/flores amareladas. Opte pelos brócolis que estiverem verde escuros, assim como a couve. A couve flor deve ser branca, sem estar amarelada e nem com as florzinhas "esfarelando".
Fonte: Reprodução /Portal Vital
Batatas
Evite comprar batatas germinadas - pois o amido já virou açúcar - batatas machucadas e com cortes e batatas que apresentam a casca verde - pode ser tóxico.
Fonte: Reprodução /HypeScience
Tomates
Escolha tomates vermelhinhos - se estiverem um pouco esverdeados dificilmente irão amadurecer - e sem machucados. Tomates tendem a estragar rapidamente, portanto, para garantir tomatinhos de qualidade, compre-os no dia e bem maduros.
Fonte: Reprodução /Iovine
Cenoura
Opte por cenouras menores, pois as maiores tendem a ter o centro delas endurecido, dificultando a receita.
Fonte: Reprodução /EatBelive