Sabemos que existe um grande problema quando o assunto é desperdício de alimentos, o resultado muitas vezes pela falta de organização ou planejamento, o que pode ser facilmente evitado com pequenas mudanças em nossos hábitos diários, como a organização da cozinha. Pequenas mudanças podem fazer uma enorme diferença, tanto na sua mesa como no seu bolso.
1. Diminua o desperdícioPara evitar o desperdício de comida, não devemos pensar apenas no alimento que colocamos no prato, mas sim, no alimento que compramos e acabamos jogando fora, muito antes de prepararmos alguma refeição com ele. Por isso é extremamente importante saber estocar seus alimentos, a fim de diminuirmos esse desperdício.
Queijos, hortaliças/verduras e nozes e amêndoas estão no topo da lista dos alimentos mais desperdiçados. Por isso aqui vão algumas dicas de como estoca-los.
Queijos:
Ao invés de guarda-los envolvidos em plástico filme, experimente embrulhar com papel manteiga. Dessa forma, você permite que o queijo “respire” e evita que ele resseque ou embolore. Foto: Reprodução - Food52
Ao chegar do supermecado higienize suas verduras na água+solução clorada, segue bem e embrulhe com papel tolha antes de guardar dentro de um saco plástico de lacre hermético. Foto: Reprodução - Food52
Guarde suas nozes e sementes em potinhos individuais, etiquete e leve á geladeira para prolongar a validade desses alimentos. Foto: Reprodução - Food52
Foto: Reprodução - Food52
Separe uma embalagem hermética para armazenar as sobras de cebolas, cenouras e outras sobras de alimentos, dessa forma elas não esquecidas e jogadas no fundo da geladeira. Use essas sobras de forma inteligente, faça um caldo ou reuse em preparações futuras.
Separe a gordura do bacon como óleo natural para outras preparações, ou caso algum pão fique amanhecido, guarde-o no freezer para fazer torradas em outras ocasiões.
3.Mantenha sua cozinha organizada
Foto: Reprodução - Food52
Por último, é muito mais fácil manter sua cozinha organizada quando ela está limpa. Outra dica é cuidar bem de seus utensílios e embalagens herméticas. Cuidando bem de seus utensílios, você evita a reposição frequente deles, economizando dinheiro. O mesmo serve para as embalagens, é extremamente desagradável comer um arroz doce com o cheiro daquele bolonhesa da semana passada.
E ai curtiu essas dicas? Compartilhe com as amigas!