Antes um símbolo do estereótipo dos trabalhadores de construção, a marmita se tornou um item cada vez mais comum em todas as linhas de trabalho. Levar a própria comida de casa significa manter o equilíbrio e o controle da sua própria alimentação, adaptando o seu almoço diário aos seus próprios gostos, hábitos de saúde e ao seu bolso, já que fazer sua própria comida pode ser bem mais barato que pedir um almoço diferente por dia.
Mas fazer marmita para o trabalho dá trabalho. Ter uma marmita "bonita" não é só uma questão de design. Por causa do esforço para carregar a comida por aí (e, provavelmente, resfriá-la e esquentá-la em poucas horas), a aparência dela pode ficar diferente. E ninguém gosta de comer um prato que não tenha uma aparência agradável, não é mesmo?
Seja para levar sua comida para o trabalho ou para um passeio, o CyberCook separou quatro dicas para você ter uma marmita mais bonita.
1. Invista em um prato colorido
Um prato mais colorido não é apenas esteticamente agradável, ele pode ser mais saudável também. Na natureza, encontramos alimentos de todas as colorações, que nos oferecem muitos nutrientes, vitaminas e minerais. Já pensou na beleza (e na riqueza) de um prato com o verde do brócolis, o roxo da beterraba e o vermelho de um tomate? O CyberCook tem um especial completo com as frutas, verduras e legumes da estação, para você experimentar de todas as formas.
2. É importante se atentar para a embalagem
Existem por aí diversos recipientes otimizados para as "marmitas", que permitem até que você separe os tipos de comida por categoria. Não quer que o molho se espalhe pelo arroz? Procure um recipiente compartimentado. Essa também é uma questão de saúde. Algumas vasilhas de plástico mais antigas podem liberar toxinas quando você esquenta a comida no microondas. Se optar pelo plástico, procure por produtos que sinalizem na embalagem que estão livres de BPA (Bisfenol A).
3. Carregue a marmita em uma sacola reutilizável
Não adianta nada ter uma marmita caprichada se você vai transportá-la até o trabalho na sua bolsa pequena. Dê preferência às sacolas reutilizáveis, como as famosas ecobags, feitas de pano. Elas são espaçosas o suficiente para caber a sua comida sem precisar de malabarismos para encaixá-la, além de serem fáceis de lavar, já que o cheiro da comida pode ficar na sua bolsa.
4. Mantenha a sua marmita simples
Dois hábitos muito comuns na hora de se cozinhar uma marmita: fazer tudo no domingo para render a semana toda ou colocar na marmita o que sobrou da janta do dia anterior. Seja para fazer comida por uma semana toda ou ter que fazer janta depois de trabalhar, bate aquela dúvida quanto a fazer ou não um prato muito elaborado. A dica é: não precisa se esforçar tanto.
Quando você almoça fora todos os dias, é fácil se render à tentação de pedir pratos calóricos e recheados todos os dias. Já quando você faz a sua própria comida, você tem a chance de pensar melhor no seu próprio gosto e no tipo de coisa que você gosta de fazer e comer durante um almoço. Mantenha a sua alimentação simples, sem tentar administrar panelas demais, sem misturar demais ingredientes que talvez não combinem tanto assim em uma marmita. Com o tempo, você vai entendendo o seu ritmo e abrindo mais brechas para experimentar pratos mais complicados.
Gostou das dicas? O CyberCook tem uma seção inteira chamada Marmitaria, com receitas simples e deliciosas para você experimentar o hábito de levar comida para o trabalho ou para um passeio.