Para um chocolate quente cremoso e delicioso como deve ser, cada um pode ter sua receita com aquele toque especial, porém hoje vamos te mostrar uma base que é cremosidade infalível, com alguns truques práticos para turbinar.
Boa leitura.
O máximo de cremosidade na Colômbia
O chocolate quente é uma criação sulamericana desenvolvida pelas civilizações que viviam por aqui, muito antes de Cristóvão Colombo aprender a andar de canoa, que dirá desembarcar em terras americanas.
Por isso que muitos países da América do Sul tem suas receitas particulares de chocolate quente, com incrementos variados e até inusitados.
No Equador, por exemplo, tem uma versão da bebida que leva pimenta, mas hoje vamos falar da versão colombiana pois o assunto é cremosidade.
Se um dia estiver por lá a passeio, poderá experimentar uma xícara de chocolate quente com algumas fatias de queijo dentro, e tem todo um ritual local para saborear a bebida.
Primeiro você quebra as fatias em pedaços menores, pois a ideia é que ele vá derretendo aos poucos em contato com o chocolate quente, assim fica tão cremoso que você pode comer de colher.
Se a sua ideia for fazer em casa, já adiantamos que não é uma tarefa fácil, pois o queijo utilizado é produzido localmente lá na Colômbia e é feito justamente para acompanhar o chocolate quente.
Há quem diga que a mussarela é a que melhor se aproxima, porém a experiência ideal é saborear essa delícia in loco enquanto aprecia as paisagens.
Receita de chocolate quente cremoso
A nossa versão não leva queijo, mas combina outros ingredientes para entregar uma cremosidade acima da média para um chocolate quente.
Siga esse passo a passo simples para ter uma bebida cremosa e encorpada:
Ingredientes
- Leite 2 xícaras (chá)
- Amido de Milho 1 colher (sopa)
- Chocolate em Pó 70% Dr. Oetker 3 colheres (sopa)
- Açúcar 4 colheres (sopa)
- Canela em pau 1 unidade
- Creme de Leite 1 caixinha
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer chocolate quente cremoso
- Em um liquidificador, bata o leite, amido com o chocolate em pó e o açúcar.
- Despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver.
- Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo.
- Retire a canela e sirva quente.
Mais receitas de chocolate quente
- Chocolate Quente Super Cremoso
- Chocolate Quente Trufado
- Chocolate Quente com Maisena
- Chocolate Quente Simples
100% Chocolate
A semente de cacau tem um sabor muito intenso e característico que é a essência do chocolate.
Tanto é que o chocolate quente doce como nós temos hoje em dia surgiu numa tentativa dos espanhóis de suavizar a bebida nativa sulamericana que era servida com pimenta que realçava ainda mais o sabor intenso do cacau.
Hoje em dia temos a opção de chegar a um meio termo no preparo, nem tanto a intensidade da civilização Maia e nem tão doce quanto os europeus fazem, a sugestão é fazer uma versão com chocolate 100% cacau.
Isso é uma ótima opção pois é menos calórica e tem um sabor concentrado do chocolate, a principal diferença no preparo é que neste o creme de leite fresco é ideal e por isso dispensa o amido de milho.
Outro ponto é que o chocolate 100% cacau tem pouquíssimo dulçor, então é bom adoçar com um pouco de mel se quiser algo mais natural, ou leite condensado para ter mais doçura e cremosidade também.
Por fim, a escolha é sua, o que vale é ter um chocolate quente cremoso e saboroso para se deliciar.