Chocolate Quente: cremoso, encorpado e intenso

Publicada em: 19/10/2021 16:56

Para um chocolate quente cremoso e delicioso como deve ser, cada um pode ter sua receita com aquele toque especial, porém hoje vamos te mostrar uma base que é cremosidade infalível, com alguns truques práticos para turbinar.

Boa leitura.

Chocolate Quente Cremoso

O máximo de cremosidade na Colômbia

O chocolate quente é uma criação sulamericana desenvolvida pelas civilizações que viviam por aqui, muito antes de Cristóvão Colombo aprender a andar de canoa, que dirá desembarcar em terras americanas.

Por isso que muitos países da América do Sul tem suas receitas particulares de chocolate quente, com incrementos variados e até inusitados. 

No Equador, por exemplo, tem uma versão da bebida que leva pimenta, mas hoje vamos falar da versão colombiana pois o assunto é cremosidade.

Se um dia estiver por lá a passeio, poderá experimentar uma xícara de chocolate quente com algumas fatias de queijo dentro, e tem todo um ritual local para saborear a bebida.

Primeiro você quebra as fatias em pedaços menores, pois a ideia é que ele vá derretendo aos poucos em contato com o chocolate quente, assim fica tão cremoso que você pode comer de colher.

Se a sua ideia for fazer em casa, já adiantamos que não é uma tarefa fácil, pois o queijo utilizado é produzido localmente lá na Colômbia e é feito justamente para acompanhar o chocolate quente. 

Há quem diga que a mussarela é a que melhor se aproxima, porém a experiência ideal é saborear essa delícia in loco enquanto aprecia as paisagens.

Receita de chocolate quente cremoso

A nossa versão não leva queijo, mas combina outros ingredientes para entregar uma cremosidade acima da média para um chocolate quente.

Siga esse passo a passo simples para ter uma bebida cremosa e encorpada:

Ingredientes

  • Leite 2 xícaras (chá)
  • Amido de Milho 1 colher (sopa)
  • Chocolate em Pó 70% Dr. Oetker 3 colheres (sopa)
  • Açúcar 4 colheres (sopa)
  • Canela em pau 1 unidade
  • Creme de Leite 1 caixinha

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer chocolate quente cremoso

  1. Em um liquidificador, bata o leite, amido com o chocolate em pó e o açúcar.
  2. Despeje em uma panela com a canela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até ferver.
  3. Desligue, adicione o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo.
  4. Retire a canela e sirva quente.

Mais receitas de chocolate quente

100% Chocolate

A semente de cacau tem um sabor muito intenso e característico que é a essência do chocolate. 

Tanto é que o chocolate quente doce como nós temos hoje em dia surgiu numa tentativa dos espanhóis de suavizar a bebida nativa sulamericana que era servida com pimenta que realçava ainda mais o sabor intenso do cacau.

Hoje em dia temos a opção de chegar a um meio termo no preparo, nem tanto a intensidade da civilização Maia e nem tão doce quanto os europeus fazem, a sugestão é fazer uma versão com chocolate 100% cacau.

Isso é uma ótima opção pois é menos calórica e tem um sabor concentrado do chocolate, a principal diferença no preparo é que neste o creme de leite fresco é ideal e por isso dispensa o amido de milho.

Outro ponto é que o chocolate 100% cacau tem pouquíssimo dulçor, então é bom adoçar com um pouco de mel se quiser algo mais natural, ou leite condensado para ter mais doçura e cremosidade também.

Por fim, a escolha é sua, o que vale é ter um chocolate quente cremoso e saboroso para se deliciar.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: