Castanha-de-caju: comida que faz bem, sem ver a quem!

Publicada em: 07/10/2021 10:03

Veja curiosidades sobre o Caju, uma fruta brasileiríssima tanto de origem como na importância em projetos sociais! E confira algumas receitas para usá-lo da melhor maneira!

Você sabia que o caju não é uma fruta? Na verdade, a fruta é a tão aclamada castanha-de-caju, e a polpa é o que os biólogos chamam de pseudofruta. Porém, as curiosidades não vão parar por aí. Se interessou? Pois bem, se a fruta é a castanha, então significa que eu posso comer direto da árvore esse petisco? Não, o processo é bem mais complicado, mas a gente conta mais sobre.

Como funciona o caju?

Vamos lá: o caju é uma fruta do cajueiro, originária do nordeste brasileiro e que foi levada para a África e para a Ásia (hoje produzem mais do que a gente!), porém a polpa que usamos no suco é como se fosse o caule que segura a verdadeira fruta: a castanha. Porém, para essa castanha se transformar na amêndoa existe um processo longo que para os indígenas era basicamente torrar e quebrar, mas que hoje se transformou em lavagem e umidificação, cozimento, resfriamento, ruptura da casca e estufamento.

Esse processo chato é o que faz dela uma iguaria. Mas tem gente que usa essa iguaria para fazer bem para os outros por meio de projetos sociais.

Fazer o bem e fazer sempre

Amigos do Bem é um dos maiores projetos sociais que o Brasil tem hoje e que foca seus esforços para ajudar mais de 75 mil brasileiros do sertão nordestino, desde alimentação até empregos e moradia. O projeto surgiu em 1993 nos estados de Alagoas, Pernambuco e Ceará, com o lema: “Se não posso fazer tudo o que devo, devo, ao menos, fazer tudo o que posso!".

Já são quatro cidades e 450 casas de alvenaria construídas, mais de 10 mil crianças e jovens educados e alimentados, mais de 6000 pessoas com renda fixa e muitos outros benefícios que esse grupo de pessoas do bem trouxe para o povo nordestino.

Dentre outros produtos diversos, um dos mais importantes para sustentar todo esse projeto é a famosíssima castanha-de-caju da qual todo e qualquer lucro é direcionado para as frentes do projeto.

Caso você também queira comprar castanhas ou outros produtos do Amigos do Bem, acesse aqui!

Comer também faz bem

Todos sabemos que comer faz bem, mas para nós mesmos. Nesse caso, comer faz muito bem para muitas pessoas! Produtos que fazem bem pro corpo, pra alma e pro planeta são são as características de Mãe Terra que como essência, sempre trabalhou privilegiando os pequenos produtores e a biodiversidade brasileira, e para as castanhas não podia ser diferente, eles se uniram ao Amigos do bem e hoje tem suas castanhas na linha de granolas. Ou seja, granolas deliciosas, nutritivas, naturais e veganas que fortalecem a alma ao apoiar milhares de pessoas em necessidade. Fazendo o que pode!

Quer ter os produtos naturais e orgânicos de Mãe Terra? Esse é o caminho!

Depois de saber que você pode ajudar muita gente comendo bem, não tem mais desculpas para não aprender a cozinhar com esse ingrediente brasileiríssimo que é o caju, seja a polpa ou a castanha! Então chegou a vez do CyberCook ajudar!

Cookies de chocolate com granola e castanha: Para seu café da manhã ou da tarde ficar mais gostoso e saudável, essa receita de meia hora rende vários biscoitos e usa as castanhas-de-caju dos Amigos do Bem!

Bolo de banana com granola: Mais um doce para você comer durante o dia sem se preocupar com sua dieta!  Esse bolo é para dividir com mais gente, hein?

Granola salgada: Essa não é para comer com leite! Mas mesmo assim acompanha muito bem outros pratos, além de servir por si só como um belo lanche para o faminto meio da tarde!

Frango simples crocante: Que tal fazer essa receita aqui com a granola salgada de cima? São ideias criativas assim que se criam pratos espetaculares!

Doce de caju: Agora para aproveitar a polpa dessa “fruta”. Esse doce é um clássico do nordeste, assim como a goiabada ou o doce de leite em outras regiões do Brasil!

A saúde e equilíbrio não vem apenas da alimentação, mas ela pode ser um caminho muito gostoso de percorrer! Seja para ajudar projetos sociais, comer melhor e em família ou desperdiçar menos e assim ajudar o planeta, vale a pena se conectar a marcas e pessoas que querem o mesmo.

Não deixe de seguir o especial “Gostoso e Saudável, Real Oficial!”, de Mãe Terra, lá no Youtube!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: