Quem gosta de um happy hour sabe que não adianta ter boas bebidas e um ambiente legal sem algo para comer que seja fácil, saboroso e que combine com a sua bebida. Assim como para quem recebe alguém em casa e quer fazer uma mesa linda, recheada de opções para que os convidados se sintam muito bem servidos e confortáveis.
Porém, isso tudo pode sair caro, principalmente se você depender de industrializados como amendoim e patês prontos ou então artesanais como queijos e embutidos que são deliciosos, mas que trazem esse alto custo, seja no supermercado ou no bar.
Por isso, a nossa dica de hoje, que traz essa receita de berinjela com vinagrete, é de como fazer petiscos econômicos e que rendem bastante para você economizar na recepção em casa e conhecer esses pratos que podem aparecer nos bares e te ajudar a deixar a conta controlada!
Receita de berinjela com vinagrete
A principal ideia é ficar de olho em legumes e verduras frescos no mercado, principalmente os que têm bastante recheio como a nossa berinjela: abóbora, abobrinha, tomate e por aí vai. Dá uma olhada na receita:
Ingredientes
- Berinjela 4 unidades
- Tomate 3 unidades
- Cebola 2 unidades
- Azeitona verde 100 gramas
- Azeite 1 xícara (chá)
- Vinagre Branco 80 mililitros
- Orégano a gosto
- Pimenta-do-Reino Branca a gosto
- Salsinha a gosto
- Alecrim a gosto
- Sálvia a gosto
- Estragão a gosto
- Pimentão Verde 1 unidade
- Sal a gosto
- Limão 1/2 unidade
Modo de preparo
- Tire as sementes e faça tirinhas de berinjela e deixe-as de molho na água com o suco do limão e sal.
- Enquanto isso, prepare um tipo de vinagrete com o restante dos ingredientes, menos o azeite.
- Arrume a berinjela e o vinagrete em uma assadeira ou refratário, intercalando pelo menos duas camadas de cada. Depois de tudo arrumado, regue com o azeite por igual.
- Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido. Depois de aproximadamente 20 minutos, tire o papel alumínio e deixe mais uns 15 minutos ou até ver que a berinjela tomou uma cor mais escura.
Dica: Essa berinjela com vinagrete pode ser servida quente, como acompanhamento para pratos sem molho ou deixar esfriar e leve à geladeira. É ótimo para acompanhar saladas ou comer com pão ou torradas.
Por sinal, já que você pode precisar de ingredientes lá no site do Carrefour, você pode também conferir a matéria que eles escreveram sobre travessas de vidro no forno, aqui!
Antepastos que o bolso agradece e a barriga adora
“Antepasto” vem do italiano e significa prato que vem antes do primeiro prato. Ou seja, as famosas entradas ou petiscos. Para economizarmos aqui, trouxemos receitas com legumes ou que rendem bastante:
10 receitas de snacks sem frituras: essa nossa matéria traz chips, bolinhos, palitinhos de queijo e muito mais, sendo a maioria econômica. Vale a pena conferir!
Coalhada seca: a coalhada seca é uma delícia que veio da culinária árabe e encaixa bem demais com a maior parte das entradas e alguns pratos também. Comprar pronto pode sair caro, então a nossa dica é seguir essa receita ou usar a nossa dica de como multiplicar iogurte lá no Youtube!
Petisco de semente de abóbora: melhor do que amendoim, essa receita usa só as sementes da abóbora, que normalmente vão para o lixo, e as transforma em um petisco delicioso e super prático.
27 receitas para fazer com abobrinha: assim como a nossa berinjela, a abobrinha é ótima para fazer entradinhas e patês. Essa matéria aqui te traz 27 versões dessas para você escolher e variar sempre!
8 petiscos fáceis para o final de semana: essa matéria dispensa apresentações, certo? Feito em casa é mais gostoso, saudável e econômico. Não perca tempo!
Colocar essas receitas no seu dia a dia é ter na cabeça as ideias do que combina com o quê e como isso pode ser usado para economizar sem deixar de comer o que você gosta, seja em casa ou no bar! E não precisa ser um happy hour 100% econômico, se equilibrar produtos caros com os feitos em casa econômicos, já vale a pena!
Aproveite!