Voltar para Marmitaria

Alimentos que contêm ferro: saiba mais sobre esse nutriente e onde encontrá-lo!

Publicada em: 15/10/2019 17:58

Responsável pelo transporte de oxigênio no corpo e produção de glóbulos vermelhos, o ferro é um mineral fundamental para a nossa saúde. Quando começamos a nos sentir cansados, com fraqueza, falta de energia e dificuldade de concentração, pode ser carência de ferro.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), constatou que essa carência é muito comum e cerca de ⅓ da população mundial sofre com anemia. Apesar das notícias alarmantes, não se preocupe! Em 2001, o Ministério da Saúde determinou a adição de ferro e ácido fólico nas farinhas de milho e trigo e não só isso, você pode combater essa insuficiência de uma forma muito gostosa: comendo!

farinhas/cybercook

Comer de forma saudável ajuda muito a manter o nosso organismo funcionando corretamente e o CyberCook tem algumas dicas para você encontrar essas fontes de ferro!

Existem dois tipos de ferro, o ferro heme e o não heme. O primeiro pode ser encontrado em carnes, principalmente a vermelha, em cortes como o fígado ou o coração. Já o não heme, você consegue encontrar em vegetais, legumes e grãos. No geral, é possível encontrar esse nutriente em vegetais verde-escuros, feijão, carne, aves, peixe, cereais, frutas, oleaginosas etc. No Marmitaria, há receitas ideais para ter sempre um cardápio repleto de fontes de ferro. 

feijão/cybercook 

E para ter uma melhor absorção desse nutriente, é recomendado comer alimentos ricos em ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C, como tomates, brócolis ou frutas cítricas e evitar alimentos com lactose, já que o cálcio é um inibidor do ferro.

brocolis/cybercook

Mas se você tem uma alimentação equilibrada, vai com regularidade ao médico e pratica exercícios físicos, não tem com o que se preocupar e a sua saúde agradece!

carne/cybercook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: