Alergia à proteína do leite x Intolerância à lactose: como identificar?

Publicada em: 16/04/2020 10:41

Estima-se que 75% da população mundial tenha algum nível de intolerância à lactose. Mas você sabia que a intolerância à lactose e a alergia à proteína do leite são coisas diferentes? É importante identificar se você tem uma das duas e a resposta vai impactar diretamente no que você pode ou não pode consumir.

Mas o que é a lactose, no fim?

É a lactose que dá o gostinho levemente adocicado dos leites de origem animal. A lactose é um carboidrato, ou seja, um açúcar, de cadeia bem grande. Isso significa que só pode ser absorvido pelo corpo e transformado em energia (como qualquer carboidrato) se tiver alguma enzima para quebrar essa cadeia. 

E porque ela é um problema?

A enzima de que estamos falando se chama lactase! E se a lactose precisa de uma enzima para ser absorvida, é óbvio que quem não produz essa enzima (ou tem insuficiência dela) não vai absorver o açúcar, que vai ficar lá no intestino e vai fermentar, trazendo desconforto e dor.

E qual a diferença entre intolerância e alergia?

A Intolerância é quando o corpo não produz ou produz pouca lactase e isso pode ser causado por três motivos:

  • Congênito: ou seja, a pessoa já nasce sem conseguir produzir essa enzima.
  • Tempo: É normal que conforme envelhecemos a produção de lactase diminua, já que o leite só é essencial nos primeiros anos de vida, quando o bebê ainda mama na mãe.
  • Infecções: é raro, mas se por azar uma infecção forte afetar a área que produz a lactase, o efeito pode ser permanente.

Já a alergia é uma resposta do seu sistema imunológico individual que estranha a lactose, ou seja, um problema bem maior!

Isso porque quem tem intolerância (cerca de 75% da população mundial) ainda pode consumir leite e seus derivados como o queijo, porém em pouca quantidade, podendo resultar em desconfortos. O contrário do caso da alergia (caso de menos de 2% da população), que realmente não tolera nenhum nível desse açúcar no corpo e pode chegar até no choque anafilático, muito perigoso. Aí o negócio é apelar para os produtos veganos como o leite de amêndoas, tofu e etc.

Seja um ou outro, o CyberCook está aqui para te ajudar a entender sua situação e trazer várias opções de receitas para fugir da lactose! Temos até um especial com mais de 90 receitas sem nem um pingo de lactose!

Empadão

Empadão

Começando fácil com essa receita clássica de várias regiões do Brasil. Mas o fácil é porque é só substituir o leite por leite sem lactose. Corre lá!

Veja a receita completa aqui

Bolinho de chuva

Bolinho de chuva

Nem sua avó sabia que o bolinho de chuva não precisava de lactose! Se trocar o leite normal por um sem, funciona também. Mas a dica aqui é usa o leite de amêndoas e elevar ainda mais essa receita!

Veja a receita completa aqui

Torta de limão

Torta de limão

Creme de leite, leite condensado e manteiga. Tudo sem lactose e mesmo assim o resultado é simplesmente maravilhoso!

Veja a receita completa aqui

Ganache de chocolate

Ganache de chocolate

Chocolate e creme de leite sem lactose fazem uma ganache que poderia cobrir o melhor bolo do mundo sem ficar para trás! A receita indica chocolate 70%, mas é você quem escolhe se prefere mais doce ou mais amargo!

Veja a receita completa aqui

Aproveite as inúmeras receitas inclusivas que o CyberCook te disponibiliza, seja para uma dieta vegetariana, vegana, sem lactose, low-carb e muitas outras, e continue comendo tudo o que sempre gostou sem afetar nenhuma delas!

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: