6 receitas de chocolate quente para aproveitar o melhor do frio

Publicada em: 10/03/2022 17:41

O frio para o brasileiro depende muito da região, já que vivemos em um país enorme. No sul faz frio em várias épocas do ano, enquanto no nordeste e no norte é bem raro as temperaturas baixarem de 15 graus. Porém, mesmo com essas variações, uma regra tem valido: calor o ano todo e uma semaninha de frio intenso (chegou até a nevar nos últimos anos).

Por isso, ter nas mãos receitas para aproveitar essa semana de frio com o coração e a barriga aquecidos é sempre uma boa, ainda que você não vá utilizá-la sempre. Ou seja, nada melhor do que um chocolate quente (que não é leite com chocolate), cobertas e um filme legal. Como aqui a gente fala de receita, trouxemos 6 versões de chocolate quente bem cremosos com a adição de creme de leite para você!

Aproveite.

Chocolate Quente Cremoso

Como surgiu o chocolate quente

A origem do chocolate quente é mais ou menos a mesma origem do chocolate em si. O cacau é uma fruta nativa das Américas, principalmente do centro e sul, e já era utilizada pelos Astecas (onde hoje seria o México), tanto para consumo quanto como moeda de troca, utilizando as sementes. 

Quando os colonizadores espanhóis chegaram aqui, encontraram essa bebida feita de cacau e pimentas da região, e mesmo não apreciando o sabor, levaram-na para a Europa como remédio. Em algum momento, um cozinheiro decidiu adoçar aquela mistura para facilitar o consumo e de repente tinha nas mãos um dos produtos mais consumidos e adorados no mundo todo. O primeiro registro de uma receita de chocolate quente vem do século XVI, mas veio sendo aprimorada até aqui, tomando essa característica super cremosa, doce e quentinha, consumida principalmente em épocas mais frias.

Quer mais algumas opções de receitas quentinhas para o inverno?

Tudo o que você precisar para essas e as próximas receitas você encontra lá no Carrefour Comprar os ingredientes.

6 receitas de chocolate quente 

Chocolate quente

Chocolate quente

A receita tradicional, com chocolate em pó, leite e leite condensado, que por sua vez é um ingrediente muito brasileiro, hoje. Você também pode fazer um chocolate quente vegano usando leite de aveia e creme de leite de soja, além do leite condensado vegano. Por fim, a indicação é sempre a mesma: como o leite condensado é um ingrediente bem doce, que tal usar chocolate amargo?

Veja a receita completa aqui

Chocolate quente cremoso

Chocolate quente cremoso

Se você quiser ir além na cremosidade da receita tradicional, você pode utilizar amido de milho além do creme de leite, mas faça isso com muita atenção, já que o amido pode engrossar demais e transformar seu chocolate quente em um brigadeiro meio errado. Lembre-se sempre de equilibrar e tomar cuidado com as quantidades de cada ingrediente.

Veja a receita completa aqui

Chocolate quente com Nutella

Chocolate quente com Nutella

Já é quente, doce e cremoso, agora ficou ainda mais saboroso. O Creme de avelã não só contribui muito para a textura deliciosa e reconfortante, como traz um sabor novo que combina perfeitamente na mistura. Mais uma vez, pense no equilíbrio, mesmo que nesse caso seja bem difícil!

Veja a receita completa aqui

Chocolate quente com canela

Chocolate quente com canela

Outra adição sensacional para temperar seu chocolate quente de uma maneira diferente é a canela, um dos temperos mais utilizados em doces e que com chocolate sempre vai bem. São várias as especiarias que podem ir nessa bebida, mas a canela com certeza é a melhor.

Veja a receita completa aqui

Chocolate quente com doce de leite e café

Chocolate quente com doce de leite e café

Uma forma criativa e diferente de fazer o seu chocolate quente com creme de leite! Adicione doce de leite e café e tenha um sabor único, que mistura os mesmos ingredientes em receitas, texturas e pontos de dulçor diferentes para  formar uma bebida única!

Veja a receita completa aqui

Chocolate quente sem lactose

Chocolate quente sem lactose

Esta receita vegana e zero lactose usa creme de leite de soja em vez do creme de leite de vaca, mas pode ser feito com leite de amêndoas ou de coco também, que além de fazer a função, ainda traz um sabor que harmoniza bem demais com o prato.

Veja a receita completa aqui

Aproveite seu frio com essas receitas simples!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: