Categorias
Cardápios

Tire as suas principais dúvidas sobre o iogurte

Desde pequenos nós temos muito contato com o iogurte, seja aquele de morango que virava até picolé ou o de chocolate super cremoso. Mas, independentemente da sua relação, esse ingrediente é muito saudável e deveria estar na sua alimentação, não só no café da manhã como também para vários outros momentos!

Por isso trouxemos aqui algumas curiosidades e dúvidas sobre iogurte para você se interessar ainda mais por esse cremoso e delicioso derivado do leite.

iogurte grego
Iogurte grego

Como fazer iogurte grego caseiro?

Ingredientes

  • 2 gotas de essência de baunilha
  • 2 litros de leite (tipo b)
  • 3 colheres (sopa) de iogurte natural
  • 10 gotas de adoçante

Modo de preparo

  1. Esquente o leite até quase ferver.
  2. Desligue o fogo e quando estiver na temperatura de 45 graus (use um termômetro culinário), coloque em uma vasilha de vidro com tampa e adicione o iogurte natural (a “isca”) e misture bem.
  3. Caso forme nata em cima do leite pode retirar.
  4. Envolva a vasilha de vidro com tampa e em um cobertor e deixe de 6 a 7 horas de descanso no calor do cobertor dentro do forno.
  5. Depois deste tempo, separe 3 colheres de sopa do creme para ser a próxima isca, coloque em um vidro tampado dentro da geladeira (dura por 7 dias).
  6. Coloque um pano de prato tipo fralda dentro de um escorredor de macarrão e o escorredor, dentro de uma vasilha alta e coloque o creme no pano.
  7. Cubra tudo com outro pano e deixe na geladeira por 8 a 10 horas para retirar o soro.
  8. Quanto mais tempo na geladeira mais desidratado e mais consistente ficará.
  9. Após o tempo, retirar a massa do pano e colocar em uma vasilha.
  10. Pode temperar com duas gotas de baunilha, e 10 a 11 gotas de adoçante.
  11. Misturar bem com a colher de pau.
  12. Não usar a batedeira.
  13. Para finalizar usar mel e granola.
  14. Rende mais ou menos uns 700 ml de iogurte.

Veja também outras receitas

Porque iogurte grego?

O iogurte grego começou a fazer sucesso nos Estados Unidos na década de 1990, quando era produzido por uma empresa grega chamada Fage. Porém, essa receita de iogurte foi encontrada antes na região que engloba a Bulgária, Turquia e outros. Então porque não temos iogurte turco ou búlgaro? Simplesmente porque a palavra “grego” é mais atrativa para o público no geral, já que remete à culinária mediterrânea.

Confira também: 6 receitas com iogurte para mudar sua cozinha

Porque iogurte natural é azedo ou dá gases?

iogurte natural
Iogurte natural

Simplesmente porque é um ingrediente fermentado. O processo de fermentação acaba com o açúcar e os carboidratos do leite, muitas vezes trazendo aromas e sabores “azedos”. Inclusive, alguns iogurtes são vivos, já que as leveduras que fazem a fermentação não morrem por completo e isso pode levar à uma fermentação na sua barriga (o que não é ruim. Lembra do leite fermentado, o Yakult?).

Confira: Como economizar com iogurte de chocolate caseiro!

Qual iogurte engorda ou é mais saudável?

iogurte proteico
Iogurte proteico

O iogurte é um ingrediente preferencialmente proteico, por isso pode ser um grande aliado em dietas que buscam esse nutriente. Ao mesmo tempo, alguns deles são mais gordurosos, como por exemplo o grego ou qualquer outro que venha acompanhado de caldas e coberturas industrializadas.

Confira também: Iogurtes proteicos: seu aliado prático para os treinos

O iogurte é adorado em vários culinárias do mundo todo e utilizado de muitas formas, das mais simples como um sorvete de iogurte até molhos super complexos indianos, por isso vale muito a pena conhecer mais sobre esse ingrediente que está no nosso dia a dia desde sempre!

Faltou alguma dúvida? Comenta aqui!

Veja mais matérias que podem te interessar