Pavê de Abacaxi, a opção de sobremesa refrescante para sua ceia

Publicada em: 21/11/2021 19:21

Chegando o fim de ano vem a ceia em família, e nessa data não pode faltar as sobremesas icônicas, entre elas o bom e velho pavê.

Mas para não ficar no mais do mesmo, hoje vamos trazer uma versão diferente, com um pavê de abacaxi cremoso e refrescante, ideal para o clima quente do natal brasileiro.

Boa leitura.

Pavê de Abacaxi e Coco

Maisena para engrossar seu creme

O principal erro que pode acontecer em qualquer pavê, é o creme ficar mole demais, em alguns casos até liquido. 

Isso acontece por vários motivos, mas o principal deles é não cozinhar direito e não reduzir até o ponto de consistência mais firme.

Porém, isso tem uma solução bem simples, que vamos aplicar nessa receita, o segredo é a maisena.

Meia colher de sopa é o suficiente para fazer com que o creme se torne mais próximo de um mingau, com uma textura bem mais firme, mantendo a cremosidade que tanto amamos em um bom pavê.

Por fim, isso tudo vai ficar bem harmonizado com uma calda bem refrescante de abacaxi, assim você tem uma sobremesa de natal especial para colocar na mesa na hora da ceia.

Receita de pavê de abacaxi

A calda é importante nesse pavê de abacaxi Comprar os ingredientes para que possamos chegar no contraste entre o dulçor do creme e a acidez da fruta, deixando a sobremesa bem mais refrescante, combinando bem com o clima de verão em que nosso natal é celebrado.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.

Ingredientes

COBERTURA

  • Clara de ovo 3 unidades
  • Açúcar 4 colheres (sopa)
  • Creme de Leite 1 lata

CALDA

  • Abacaxi 1 unidade
  • Açúcar 2 xícaras (chá)

CREME

  • Leite condensado 1 lata
  • Gema de ovo 3 unidades
  • Amido de milho 1/2 colher (sopa)
  • Leite 1 lata

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer pavê de abacaxi

COBERTURA

  1. Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e o creme de leite, batendo mais um pouco. Despeje sobre o creme misturado com o doce de abacaxi, e leve ao refrigerador.
  2. Obs: Tire do refrigerador alguns minutos antes de servir.

CALDA

  1. Leve ao fogo o abacaxi com o açúcar até formar um doce, misture ao creme amarelo e despeje no refratário e reserve.

CREME

  1. Leve os ingredientes do creme ao fogo até formar um mingau espesso (cremoso) e reserve.

Mais receitas de pavê de abacaxi

Comes e bebes na casca

O abacaxi é uma fruta realmente especial, não à toa tem um coroa, pois deve ser a rainha das frutas. 

Esse pavê de abacaxi é só um exemplo de como essa delícia cítrica pode ser usada em sobremesas, mas queremos ir além e mostrar receitas que não só são deliciosas, mas também são práticas para servir, pois nem vão sujar louças.

Isso mesmo, a casca do abacaxi é um ótimo recipiente para que você sirva alguns pratos e até mesmo bebidas, o que dá até um ar chique na apresentação.

A primeira dica para fazer na casca do abacaxi é esse recheio de camarão super cremoso, que podemos comparar com um camarão na moranga, só que numa versão mais tropical, ideal para comer em dias mais quentes.

E falando em refrescar dias quentes, a segunda opção não podia deixar de ser esse drink que tem toda a cara de um dia de praia, a piña colada. 

A bebida com abacaxi e rum você tem a receita para fazer na medida certa, porém servir na casca do próprio abacaxi, decorada com aquele guarda-chuvinha, vai dar um ar requintado muito especial para seu drink.

Hoje em dia existem utensílios para tirar a polpa do abacaxi sem danificar a casca, se não tiver, uma faca e uma colher dão conta do recado.

Abacaxi na dieta 

O abacaxi é uma fruta com um valor cítrico bem alto e é muito recomendada em uma alimentação balanceada. A sugestão é comer uma fatia depois das refeições, que vai ajudar na digestão, lembrando que, o ideal é sempre consumir as frutas in natura e não em sucos, pois é onde elas possuem mais nutrientes e são mais saudáveis.

Em receitas também não dá para negar que fazer um papel delicioso, ainda mais num pavê de abacaxi como esse, que você tem que fazer para o seu fim de ano.

Coloque mais abacaxi no seu dia a dia e nos conte o que você achou deste pavê.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: