Categorias
Dicas

Como funciona a alimentação da Xepa?

De vários assuntos polêmicos na 21ª edição do Big Brother Brasil, a alimentação da xepa é um dos que sempre aparece. Principalmente se quem estiver cozinhando for o Fiuk. A alimentação dos participantes do reality show é dividida entre dois grupos: o VIP, escolhido pelo líder da semana, que tem uma variedade grande de alimentos de qualidade à sua disposição. E a xepa, muito mais limitada tanto em termos de nutrição quanto em variedade de alimentos disponíveis.

Se você acompanha o BBB e quer entender melhor como funciona a alimentação da Xepa e por que ela é motivo de tanta discussão na casa, o CyberCook preparou um post especial com todas as questões desse debate.

Qual o cardápio da xepa?

O cardápio disponível para comer na Xepa incluiarroz,feijão,macarrão instantâneo, carnes baratas (comomoela,línguaefígado),biscoito de água e sal,rapadura,alho,lentilha,ovose sal.

Nem todos os ingredientes estão disponíveis o tempo todo. Em algumas semanas, não é possível comprar nenhum tipo de fruta ou legume, por exemplo.

Arroz e feijão

É possível ter uma boa alimentação estando na Xepa?

Não é a alimentação ideal pois não é equilibrada, mas é possível comer bem na Xepa. O maior empecilho na divisão alimentar da Xepa não vem dos ingredientes, mas da distribuição dos recursos.

As comidas não ficam à disposição dos participantes. É preciso comprar com a moeda do programa, as estalecas. Os participantes da Xepa recebem menos estalecas que os VIPs e perdem estalecas cada vez que desrespeitam uma regra do programa (algo que acontece muito). Há também um problema de estratégia: apenas um representante da Xepa faz as compras, com o dinheiro dos outros competidores, que nem sempre colaboram. Com apenas uma compra para tudo o que eles devem comer na semana toda, os participantes nem sempre planejam direito a longo prazo.

Itens como carnes são mais caros que um macarrão instantâneo, por exemplo, levando a Xepa ao racionamento de comida e a priorizar comidas mais baratas. Muitas das vezes, eles comem sem sal e sem tempero. É muito frequente o consumo de macarrão instantâneo, produto industrializado cheio de carboidratos e pobre em nutrientes.

Quais os impactos dessa alimentação nos participantes?

Dentro da lógica do programa, que é um reality show de estratégia, a divisão de comida serve como ponto de tensão. Como é um participante (o líder) quem divide a casa, a Xepa vira arma para punir desafetos.

A fome engatilha discussões na casa. Babu Santana, na xepa há cinco semanas, demonstra os sintomas físicos e psicológicos de uma alimentação pouco balanceada, protagonizando diversas discussões estressantes.Thelma, várias vezes na Xepa, perdeu um quilo desde que entrou no programa e passou por situações de estresse e choro.

A produção do BBB parece estar se ligando mais na questão do equilíbrio. Na mesma semana em que Thelma chorou de fome, em fevereiro, Ingrid Guimarães entrou na casa do BBB levando uma variedade maior de comida durante uma festa.

Deliciosas receitas com a cara da Xepa

Nem só de lamento vive a Xepa. Esta semana, por exemplo, o Babu fez uma rabada que foi muito elogiada na casa. Em homenagem à alimentação da Xepa, o CyberCook separou três receitas simples com a cara da alimentação da Xepa e alguns ingredientes a mais que você pode usar em casa para incrementar, incluindo a Rabada do Babu.

Rabada simples

O fato de não ser uma carne nobre nada representa no sabor que ela pode trazer. Além disso, você precisa apenas dela e de cebola, sem contar os temperos, para deixar delicioso. Com o tempo certo de fogo, a rabada fica macia, quase desfazendo e a cebola completa a harmonização saborosíssima.

Rabada simples

Arroz com lentilhas

A base para qualquer prato, com uma quantidade boa de carboidratos e ferro, super simples e prática. Se bem temperada, nem há a necessidade de acompanhamentos. Você pode variar e colocar queijo para fazer no forno, depois de cozidos os grãos.

Arroz com lentilha

Risoto de moela

Uma boa maneira de aliviar a textura e preparo das carnes de segunda é misturar como em um risoto. No BBB a xepa não tem acesso à arroz arbóreo especial para esse prato italiano, então pode ser feito com arroz normal, mas lembre-se do queijo e de temperar com o que tiver.

Risoto de moela

Dentro ou fora da casa, essas receitas são muito importantes para você se planejar, comer bem e economizar bastante, isso sem falar em variar seu cardápio e valorizar todo tipo de culinária!