Categorias
Dicas

Arroz à grega: sabor refrescante do mediterrâneo

O arroz à grega é um ótimo exemplo da criatividade gastronômica brasileira, pois é um prato totalmente criado aqui, mas que resgata influência do sabor do mediterrâneo criando um prato super saboroso e ainda assim muito acessível.

Aprenda a fazer um belo arroz à grega para ter um acompanhamento para ninguém botar defeito.

Boa leitura.

Arroz à Grega
Arroz à grega

Frescor mediterrâneo

A cozinha do mediterrâneo sempre teve grande influência em pratos do mundo todo, devido às especiarias únicas da região e pratos que sempre vem com um quê de refrescância litorânea.

Por ser uma gastronomia que surgiu nas proximidades do mar mediterrâneo, tem como características pratos mais leves, com muitos frutos do mar e zero uso de frituras ou industrializados.

O ingrediente base dos pratos desta região é sem dúvidas o azeite, só depois vem os legumes variados, verduras e carnes magras como peixe branco e frutos do mar em geral, trazendo justamente essa suavidade e refrescância que encantam os paladares.

Receita de arroz a grega

O nosso brasileiríssimo arroz à grega , traz consigo muitas dessas características mediterrâneas, pois é bem leve, traz na mistura muitos vegetais e especiarias que tornam esse prato um dos melhores acompanhamentos da nossa cozinha.

É um prato bastante acessível também, pois os ingredientes são os que normalmente temos em casa, até porque quanto mais colorido um arroz a grega, mais gostoso fica.

Portanto, chega de conversa e vamos ao passo a passo dessa maravilha inspirada na cozinha mediterrânea:

Ingredientes

  • Arroz 2 xícaras (chá)
  • Cebola 1/2 unidade
  • Alho 1 dente
  • Margarina 1 colher (sobremesa)
  • Pimentão Vermelho 1/2 unidade
  • Cenoura 1 unidade
  • Vagem 1/2 xícara (chá)
  • Caldo de Frango 1 tablete
  • Sal a gosto
  • Água 4 xícaras (chá)

Como fazer arroz a grega

  1. Refogue a cebola e o alho na margarina.
  2. Junte o arroz e refogue até secar bem.
  3. Junte os legumes picados e a água com o caldo de galinha dissolvido.
  4. Quando ferver, ajuste o sal.
  5. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo.
  6. Desligue o fogo quando secar.
  7. Deixe o arroz na panela, descansando, por mais cerca de 5 minutos.
Arroz de forno

Mais receitas arroz à grega

Complemente com frutos do mar

Para acompanhar seu arroz à grega nada melhor do que continuar na cozinha mediterrânea e trazer um prato super leve e de sabor surpreendente, com essa salada de frutos do mar bem recheada.

Essa salada pode ser tanto uma entrada quanto um prato principal para quem quer uma refeição mais leve.

Combinando os camarões, mariscos, lula e salmão, o seu prato fica repleto de texturas e sabores que se complementam e ainda finaliza com um incrível molho de laranja e menta que coloca uma refrescância inigualável nesta salada.

As folhas e vegetais você pode usar as que preferir, mas sugerimos, as folhas de rúcula, endívia e fatias de beterraba, que combinam perfeitamente com esse preparo.

Portanto, aproveite que o verão está chegando trazendo aquele calor, e refresque suas refeições combinando o com o frescor e sabor incríveis desta salada de frutos do mar.

Dessa forma você terá uma verdadeira experiência da cozinha do mediterrâneo sem sair de casa.

Bom apetite.