4 dicas para montar um almoço mais saudável

Você conhece os benefícios de uma alimentação saudável? É comum associar comida saudável a perda de peso, mas essa não deve ser a única função ao mudar seus hábitos alimentares. Com uma alimentação equilibrada, seu peso tende a se manter na faixa do ideal e seu estado nutricional melhora de diversas maneiras, auxiliando a manutenção da sua saúde.

 

O CyberCook vai te ensinar como preparar pratos balanceados para você fazer em casa e ter uma alimentação ainda melhor! Não vai perder essas dicas de almoço saudável, ok? Então, vamos lá!

 

pratosaudavel/cybercook

 

1 - Coloque mais vegetais na sua alimentação! Um prato ideal deve conter 30% desses alimentos, eles são fundamentais para você conseguir antioxidantes, proteínas e vitaminas. Não tenha medo de arriscar, eles podem ser feitos salteados, à vapor ou até inovar, usando-os para rechear batatas, por exemplo. Não importa a forma, folhas, legumes e verduras continuam sendo seus aliados na prevenção contra doenças e contribuem com um envelhecimento saudável!

 

2 - Proteínas! A parte de proteínas no seu prato deve ser um pouco menor que a de vegetais, ocupando 20% do espaço. Mas não é porque o espaço é pequeno, que as proteínas não são importantes. Elas são responsáveis pela sua produção de anticorpos, formação de hormônios e enzimas, mas é sempre melhor escolher proteínas com pouca gordura, como frango sem pele, carnes magras, ovos e cogumelos. O feijão também é uma ótima fonte de proteína, sabia?

 

3 - Não, eles não são vilões! Os carboidratos são fundamentais para fornecer energia para o cérebro e células, liberar glicose e manter a conservação metabólica glicêmica… resumindo: são os responsáveis para que o nosso corpo continue funcionando bem. Portanto, pode separar 30% do prato para eles! Você pode encontrar carboidratos no arroz, em pães, massas, quinoa, cereais, raízes… são muitas opções!

 

4 - Por fim, mas não menos importante… frutas são sobremesas sim! Polêmicas à parte, as frutas têm 20% de espaço em pratos saudáveis. Seja em saladas, como entradas e acompanhamentos ou mesmo como sobremesa, essa porcentagem precisa estar presente em uma alimentação saudável. Elas são fonte de nutrientes, fibras e minerais que ajudam a regular o nosso organismo, além de serem fonte de água também, pois não esqueça que se manter hidratado também é fundamental!

 

alimentossaudavel/cybercook

 

Lembre-se que alimentos saudáveis têm menos sal, açúcar e gorduras saturadas que não fazem nada bem para nossa saúde. Escolha hoje mesmo uma receita de almoço saudável e mude seus hábitos alimentares!