Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Salada Light de Proteína de Soja

sem lactose·sem glúten·
porções: 17
Peso: 16,94 g *
Preparo: 0h49

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Rale a cenoura em ralo grosso e reserve.
  2. 2.
    Em uma frigideira, toste a proteína texturizada de soja por 2 minutos, até ficar dourada e crocante.
  3. 3.
    Misture a cenoura com a maionese, a proteína de soja, o orégano e o sal.
  4. 4.
    Sirva gelada.
  5. 5.
    ALIMENTOS FUNCIONAIS- ALIMENTOS SUPER PODEROSOS
  6. 6.
    Você já cansou de ouvir falar que comer frutas, verduras e legumes faz bem para a saúde.
  7. 7.
    Mas sabia que entre todos esses alimentos considerados saudáveis, alguns são ainda mais potentes, pois contêm substâncias capazes de previnir doenças?
  8. 8.
    São os chamados alimentos funcionais, definidos como alimento semelhante aos convencionais em aparência, que, além de satisfazer os requerimentos nutricionais, produzem benefícios específicos à saúde, à capacidade física e mental'.
  9. 9.
    Estão nessa categoria diversos vegetais, como, brócolis, cebola, tomate, uva e maçã.
  10. 10.
    Saber que eles contêm substâncias que, quando ingeridas regularmente, podem reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como câncer, colesterol e pressão alta, problemas intestinais, entre outros, pode ser um bom motivo para incluí-los diariamente na dieta, e não somente quando você resolve fazer regime.
  11. 11.
    É justamente isso que já estão fazendo 44% dos consumidores brasileiros, que sempre escolhem seus alimentos com base na relação que eles têm com a saúde.
  12. 12.
    Segundo uma pesquisa encomendada pela Solae Company e divulgada em fevereiro, as principais razões pela busca de alimentos saudáveis entre os brasileiros são a preocupação com o estado de saúde no futuro e os benefícios diários que a alimentação correta pode oferecer.
  13. 13.
    Pesquisa semelhante realizada nos Estados Unidos mostrou que 95% da população desse país acredita que os alimentos podem trazer benefícios à saúde e a ajudar a combater doenças.
  14. 14.
    Por conta disso é cada vêz maior a atenção dada a classe de alimentos capaz de prevenir doenças, tanto por parte dos consumidores, como dos pesquisadores.
  15. 15.
    Prova desse interesse é o primeiro congresso da recém-criada Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF), que aconteceu no mês de abril e cujo objetivo foi o de promover e incentivar as pesquisas sobre os benefícios dos alimentos à saúde.
  16. 16.
    No local, foram apresentadas diversas novidades sobre o tema.
  17. 17.
    A preocupação com a qualidade nutricional dos alimentos deve-se sobretudo, aos avanços no conhecimento dos cientistas sobre o papel da alimentação na saúde, segundo a Nutricionista Jocelem Salgado, presidente da SBAF.
  18. 18.
    Alguns pesquisadores já comparam o impacto que os alimentos funcionais terão nas próximas décadas, ao que os alimentos light e diet tiveram da década de 1990.'A frase dita por hipócrates há cerca de 2500 anos, que rezumidamente quer dizer`faça do alimento o seu medicamento` está recebendo interesse renovado.
  19. 19.
    Mais do que nunca, as pesquisas e os estudos estão mostrando o quanto é importante o papel de certos alimentos na nossa vida.
  20. 20.
    Orientar as pessoas a comer adequadamente e em quantidades certas tem sido uma constante em vários trabalhos científicos' diz Jocelem.
  21. 21.
    Ela ressalta que, atualmente um dos principais fatores relacionados ao aparecimento de doenças no organismo humano é a alimentação, havendo uma estreita relação entre o que comemos e a nossa saúde.
  22. 22.
    'Além da relação com as doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, câncer, diabetes e obesidade, há fortes evidências também do papel da dieta na melhora da performance mental e fisica, no retardamento do processo de envelhecimento e no fortalecimento do sistema imunológico' Veja a seguir alguns dos alimentos superpoderosos:
  23. 23.
    A B A C A T E
  24. 24.
    Componentes: ácido gráxo monoinsaturado (ômega 9), potássio, vitamina E e proteinas.
  25. 25.
    Propriedades: aumenta o bom colesterol(HDL), protege contra doenças cardiovasculares e contra o câncer.
  26. 26.
    Recomenda-se o consumo de 100 gramas/dia.
  27. 27.
    A L H O
  28. 28.
    Componentes: alicina, vitamina C, Selênio e Zinco
  29. 29.
    Propriedades: estudos demonstraram que o consumo regular de alho fortalece o sistema imunológico e reduz a incidência de tumores de estômago e cólon.
  30. 30.
    O alho também atua na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo a taxa de LDL (colesterol ruim) do sangue e possui ação reguladora da pressão arterial.
  31. 31.
    Recentemente descobriram-se propriedades antibióticas no alho, o que auxilia no combate à H.
  32. 32.
    pylori (bactéria que causa a gastrite).
  33. 33.
    Recomenda-se o consumo diário de um dente (cerca de 600 mg), para a redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol.
  34. 34.
    A V E I A
  35. 35.
    Componentes: fibras insolúveis e solúveis (beta-d-glucanas), fósforo, cálcio e carboidratos.
  36. 36.
    Propriedades: alguns estudos tem demonstrado a diminuição do LDL-colesterol ruim.
  37. 37.
    Há evidências de que a beta-d-glucanas têm efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon e na diminuição da absorção da glicose em diabéticos.
  38. 38.
    Em 1997, o FDA (Food And Drug Administration) aprovou uma nova regulamentação, permitindo que produtos de aveia integral tragam em seus rótulos apelo de benefício à saúde, relacionando seu consumo à redução de risco de doenças cardiacas.
  39. 39.
    O FDA conclui que a beta-d-glucana é o componente responsável pela diminuição do colesterol total e LDL no sangue em dietas que contenha cerca de 3 g/dia de beta-d-glucana(equivalente ao consumo de 40 g de farelo de aveia e 60 g de farinha de aveia).
  40. 40.
    A Z E I T E
  41. 41.
    Componentes: antioxidantes fenólicos, vitaminas e gordura monoinsaturada (que não afeta o colesterol).
  42. 42.
    E a maior fonte natural de ômega 9 (que ajuda a reduzir o colesterol total e LDL, além de impedir a obstrução de artérias)
  43. 43.
    Propriedades: auxilia na reduçao do LDL, o colesterol ruim, e pode reduzir em até 40% o rsco de doenças cardiacas se usado no lugar de manteiga ou margarina.
  44. 44.
    Recomenda-se uma colher de sopa p/dia.
  45. 45.
    B R Ó C O L I
  46. 46.
    Componentes: glicosinato, um potente anticancerígeno, estimula os genes que aumentam a produção de glutationa(antioxidante que auxilia o fortalecimento do sistema imunológico), proteínas, cálcio, vitamina C e ferro.
  47. 47.
    Propriedades: age no organismo como antiinflamatório, antibiótico, anticoagulante e analgésico.
  48. 48.
    Além disso, combate viroses, protege o fígado, reduz o colesterol, combate a dor muscular; diminui a pressão arterial e previne o câncer.
  49. 49.
    Assim como outros alimentos da mesma família das crucíferas (como couve-flor), o brócolis previne várias formas de câncer, incluindo os de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon, Recomenda-se o consumo de 100 gramas/dia.
  50. 50.
    C A S T A N H A S
  51. 51.
    Componentes: ômega 6, ácidos graxos poliinsaturados, cálcio, vitamina C, ferro e antioxidantes (na castanha-do-Pará).
  52. 52.
    Propriedades: auxilia na prevenção de problemas cardíacos.
  53. 53.
    Indica-se o consumo de uma castanha-do-Pará ou três amêndoas por dia.
  54. 54.
    C E B O L A
  55. 55.
    Componentes: rica em quercetina(especialmente as roxas), um poderoso antioxidante, um anticancerígeno chamado alicina, vitaminas A e C e cálcio.
  56. 56.
    Propriedades: ajuda na regulação da pressão e circulação sanguíneas, tem efeito anticoagulante e aumenta o bom colesterol (HDL), que proteje o coração.
  57. 57.
    A recomendação de consumo diário é de cerca de 100 gramas, na comida.
  58. 58.
    C E N O U R A
  59. 59.
    Componentes: uma das melhores fontes de betacaroteno.
  60. 60.
    Pode ser convertido em vitamina A, vitamina C e ferro.
  61. 61.
    Propriedades: Fortalece o sistema imunológico.
  62. 62.
    Recomenda-se o consumo de 100 gramas por dia (ralada ou cozida).
  63. 63.
    E S P I N A F R E
  64. 64.
    Componentes: ácido fólico, vitaminas A e C, cálcio, potássio, ferro e outros antioxidantes.
  65. 65.
    Propriedades: previne defeitos da má formação fetal.
  66. 66.
    Como possui ácido oxálico (que pode ser tóxico), não deve ser ingerido em exagero.
  67. 67.
    O recomendável é a ingestão de uma xícara por dia (cozido).
  68. 68.
    L I N H A Ç A
  69. 69.
    Componentes: proteínas, fibras, ômega 6 e um potente antioxidante e anticancerígeno chamado lignana.
  70. 70.
    Propriedades: as mais conhecidas são a regularização do funcionamento do intestino, em especial no tratamento da prisão de ventre e na revitalização da pele.
  71. 71.
    Auxilia na coagulação sanguínea, no metabolísmo dos ácidos graxos, além de ativar o sistema imunológico do organismo e reduzir a taxa de LDL-colesterol do sangue.
  72. 72.
    A linhaça fortalece unhas, dentes e ossos e torna a pele mais saudável.
  73. 73.
    M A Ç Ã
  74. 74.
    Componentes: fonte de fibras solúveis que auxiliam no controle glicêmico, cálcio, flavonóides, pectina (que auxilia o funcionamento do intestino) e quercetina, um bioflavonóide com propriedades antiinflamatórias, além de proteger o coração, possui atividade anticâncer, antiúlcera, antialérgica, e ajudar na diminuição do risco de desenvolver catarata.
  75. 75.
    Propriedades: a combinação dos fitoquímicos, presentes na casca e polpa da maçã, responsável por suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas.
  76. 76.
    A ingestão regular de maçã também ajuda a reduzir as taxas de colesterol prejudicial (LDL) ao organismo, prevenindo problemas cardíacos.
  77. 77.
    Recomenda-se o consumo de uma por dia.
  78. 78.
    R E P O L H O
  79. 79.
    Componentes: ferro, magnésio, cálcio, vitamina C e sulforafeno (um potente antioxidante).
  80. 80.
    Propriedades: ajuda a prevenir o câncer do aparelho digestivo e reduz o risco do desenvolvimento de outros tumores em até 35%, além de eliminar toxinas do organismo.
  81. 81.
    Recomenda-se o consumo de uma xícara de chá por dia (cozido).
  82. 82.
    S E M E N T E D E G I R A S S O L
  83. 83.
    Componentes: ômega 6, vitamina B, fibras e cálcio.
  84. 84.
    Propriedades: diminui o risco de doenças cardíacas e câncer.
  85. 85.
    Recomenda-se o consumo de uma colher de sopa por dia.
  86. 86.
    T O M A T E
  87. 87.
    Componentes: rico em licopeno, substância responsável pela coloração vermelha, que possui ação antioxidante e está presente também em outras frutas vermelhas, como melância, goiaba e mamão papaia.
  88. 88.
    O tomate cru tem alto teor de vitamina A, B e C.
  89. 89.
    Propriedades: o efeito antioxidante do licopeno reduz a presença de radicais livres, protegendo as células da oxidação.
  90. 90.
    Estudos demonstraram que alimentos contendo licopeno reduzem o risco de câncer intestinal, estomacal, da bexiga, do colo uterino, da pele, dos pulmões e principalmente do risco de doenças cardiovasculares e do câncer de próstata.
  91. 91.
    Procure consumir 1 copo de suco de tomate /dia ou um copo do molho de tomate quando preparar o seu macarrão.
  92. 92.
    U V A
  93. 93.
    Componentes: flavonódes, fibras, cálcio e resveratrol (presente no vinho tinto também e que possui propriedades anticancerígenas e protetora do coração).
  94. 94.
    Reduz o risco cardiovascular.
  95. 95.
    Propriedades: anticoagulante, anticancerígena, reduz o colesterol e antioxidante.
  96. 96.
    Sugere-se a ingestão de 240ml de vinho e de 240 a 480 ml de suco de uva, ou um cacho da fruta por dia.
silvana silveira
por   silvana silveira

Salada Light de Proteína de Soja