Lentilha e mais 4 pratos que trazem sorte

Publicada em: 29/04/2021 11:15

A lentilha é aquele prato que a gente normalmente só come uma vez por ano, buscando ter sorte na virada e pelos próximos 12 meses que estão por vir. 

É um prato muito gostoso, mas a sorte mesmo é de quem pode aproveitar a lentilha o ano todo, nos mais diversos preparos. Até porque é um legume barato durante o ano todo.

Então vem com a gente e descubra mais benefícios da lentilha e comece a ampliar seu cardápio de grãos.

Boa leitura.

Lentilha e mais 4 pratos que trazem sorte

Muito mais do que sorte

Estamos falando de uma das leguminosas mais antigas consumidas por nós, seres humanos. A lentilha é riquíssima em vitaminas e minerais, sendo o ferro o mais abundante em suas porções. Também tem baixas calorias, fazendo desse grãozinho delicioso um alimento muito saudável para fazer parte de uma dieta balanceada.

É mais uma opção para revezar com o feijão nas refeições do dia-a-dia, além de ser bem mais simples de cozinhar, dispensando a panela de pressão.

Agora, para dar sabor além de sorte para suas lentilhas, confira essa receita especialíssima que separamos, com grãos bem cozidos e acompanhamentos que vão dar um gosto incrível ao prato:

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de lentilha
  • 1 folha de louro
  • 100 gr de linguiça calabresa defumada em rodelas
  • 1/2 unidade de cebola picadinha
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 colher (sopa) de óleo de soja
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

Como fazer

  1. Coloque a lentilha em uma panela e junte a folha de louro e 6 xícaras de água.
  2. Deixe a panela semi aberta em fogo médio e cozinhe por aproximadamente 35 minutos ou até que os grãos estejam macios.
  3. Em outra panelinha aqueça o óleo e doure as linguiças.
  4. Junte a cebola e depois de 1 minuto o alho e doure bem.
  5. Coloque 1 concha a lentilha cozida no refogado e deixe apurar por 5 minutinhos.
  6. Junte o refogado com o restante da lentilha, tempere com sal e deixe ferver por 2 ou 3 minutos.
  7. Na hora de servir finalize com cebolinha picada :)

Dica CyberCook

A lentilha é uma grão super versátil e pode ser usada em sopas, cremes, hambúrguer, nuggets, bolinhos e etc. Também pode substituir o feijão nas refeições pois possui mais ferro e tem menos calorias. Como se não bastasse, depois de cozida você pode armazená-las no freezer para usar quando houver necessidade, pois dura bastante tempo.

As combinações com lentilha são inúmeras, para aguçar sua inspiração, separamos mais quatro pratos abaixo para você experimentar em casa:

Os alimentos que trazem boa fortuna

Provavelmente um dos maiores símbolos de sorte envolvendo alimentos é a lentilha, quando se respeita todo o ritual de comê-la à meia-noite na virada de ano. 

Essa é uma superstição não só do Brasil, vários países enxergam nessa leguminosa um simbolismo forte, acredita-se que isso se deve ao fato do cultivo desse grão ter sido responsável por salvar muita gente da fome em épocas de escassez de alimentos na antiguidade.

Porém, não é só de lentilha que se fazem os bons amuletos de sorte, existem alguns outros pratos muito saborosos, que ainda trazem consigo esse simbolismo para quem acredita e tem fé que coisas melhores virão.

Confira nossa lista de comidas que trazer boa fortuna:

Uvas

Uvas

Bem como as lentilhas, a tradição dita que estas têm de ser comidas na virada do ano, sendo 12 unidades representando os meses vindouros. Depois ainda é necessário limpar e guardar as sementes na carteira, para fechar o ritual e assim ter prosperidade o ano todo.

Se funciona ou não, é indiferente, o fato é que as uvas são deliciosas e também ricas em vitaminas, sendo sim um ótimo lanche para se comer em qualquer momento, então porque não na virada de ano, não é? Mal não irá fazer, pode acreditar.

Peixes

Peixes

Na mesa de ano novo de várias culturas sempre há peixe, seja pelo simbolismo de ter sido o prato que Cristo comeu em sua última ceia, ou por representar fertilidade, visto que o animal costuma por muitos ovos e se procria abundantemente. 

De qualquer forma, o peixe é uma proteína deliciosa e muito saudável, que só por isso já vale a pena fazer parte da ceia de ano novo, se trazer coisas boas atreladas a ele então, melhor ainda.

Não faltam motivos e nem receitas para ter peixe no seu réveillon, ou qualquer outro dia do ano.

Romã

Romã

Essa fruta segue a mesma ideia da uva, então o seu efeito também tem a ver com prosperidade e abundância, porém é mais comum nas culturas do Oriente Médio, onde há uma maior incidência de romã.

A fruta em si traz muitos benefícios para saúde, ajudando principalmente nas funções cognitivas do cérebro, te deixando mais atento e focado, assim você trabalha melhor e o progresso vem, rs. 

Brincadeiras a parte, é uma fruta gostosa que merece destaque, e vai bem em várias receitas.

Carne de Porco

Carne de Porco

Fechamos com mais uma proteína, dessa vez suína. É a mesma ideia de prosperidade que o peixe traz para os orientais, o porco representa no ocidente, por isso é comum vermos leitões assados tradicionalmente presentes nas ceias de réveillon.

Apesar do que muitos pensam, a carne de porco é muito saudável e pode parecer mais gordurosa, mas é apenas aparente. Basta remover o excesso de gordura na parte exterior e se torna uma proteína leve, pois diferente dos bovinos, a carne não possui muita gordura entremeada nas fibras.

Então, se você quer começar um novo ano com o pé direito, tem receitas para uma mesa completa, cheia de sorte e de sabor. Já a lentilha, recomendamos dar mais espaço para ela no seu dia-a-dia o ano todo, pois é um grão delicioso que combina com vários ingredientes e vai revezar muito bem com o feijão nas suas refeições.

Experimente preparar essas lentilhas e nos conte o que achou.

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: