Arroz carreteiro ou Maria Isabel? Conheça as diferenças

Publicada em: 14/10/2021 17:05

Essas são aquelas comidas bem servidas não só de sabor mas também de um aconchego, pois são pratos que trazem consigo tradições de família. O arroz carreteiro é um belo exemplo disso, pois é um prato regional, muito presente no sul, masque já ganhou todo o Brasil.

Com essa receita de hoje, você aprenderá a fazer o seu.

Boa leitura.

Arroz carreteiro

Conheça a Maria Isabel

O arroz carreteiro legítimo (se pudermos assim colocar), é o dos estados do Sul do país, e esse nome vem justamente desses viajantes que desbravaram o Brasil e precisavam acampar nas estradas, então tinham que ser criativos na hora de cozinhar, principalmente para evitar que as carnes estragassem, então um panelaço de arroz matava a fome e aproveitava bem os ingredientes da viagem.

No Mato Grosso, há um prato muito semelhante, porém com o nome de Maria Isabel, pois segundo a lenda foram essas duas cozinheiras que criaram o prato lá no Piauí, como uma forma de conseguir comer a carne, já que há época esse ingrediente era relegado para as mulheres.

Apesar das semelhanças, a diferença mais forte entre o maria isabel e o arroz carreteiro, é que o primeiro utiliza carne de sol, enquanto o prato sulista utiliza a carne seca.

Receita de arroz carreteiro

Um arroz carreteiro de respeito Comprar os ingredientes tem que ser muito bem temperado, então capriche nos condimentos e use ervas frescas para deixar o aroma do prato irresistível.

Ingredientes

  • Arroz 2 xícaras (chá)
  • Óleo de soja 2 colheres (sopa)
  • Carne seca 500 gramas
  • Alho 3 dentes
  • Cebola 1 unidade
  • Sal a gosto
  • Cheiro-verde 1 colher (sopa)

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer arroz carreteiro

  1. Coloque com antecedência a carne seca de molho, trocando a água por várias vezes para dessalgar. Deixe na geladeira por 24 horas.
  2. Cozinhe-a na pressão coberta com água por 30 minutos. Desfie a carne e reserve.
  3. Refogue o alho e a cebola no óleo e junte a carne seca.
  4. Acrescente o arroz e frite bem, mexendo sempre.
  5. Adicione 4 xícaras (chá) de água fervente e baixe o fogo.
  6. Na hora de servir coloque por cima o cheiro verde picadinho e acerte o sal.
  7. Deve ser servido ainda úmido, por isso, prepare na hora de servir.

Mais receitas de arroz carreteiro

Versão para dieta

Não dá para negar que o arroz carreteiro é um prato saborosíssimo, porém temos que dizer que não é lá dos mais leves, por isso não é refeição para o dia a dia e o ideal é consumir em ocasiões especiais de forma moderada.

Mas, para não ficar assim tão fora da dieta, é possível ajustar o preparo para deixá-lo um pouquinho mais fit. 

O primeiro passo é usar arroz integral, que aí já ganha muito em nutrientes, e também utilize azeite no lugar do óleo, nesse ponto fica até mais gostoso se usar um bom azeite.

Por fim, na hora de desfiar a carne, tente remover o que tiver de gordura aparente, isso ajuda a deixar a receita menos gordurosa. Numa versão vegana, utilize carne de jaca desfiada que deixa esse arroz incrível também.

Não importa qual versão do arroz carreteiro você vai escolher fazer, a dica final é buscar utilizar ingredientes orgânicos, principalmente de origem sustentável, assim você tem certeza de que seu prato terá sabor e qualidade por um preço justo.

Mande fotos para a gente ver seus resultados e compartilhar por aqui.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: