Categorias
Cardápios

A Receita de Waffle que conquistou o mundo

O waffle é um prato tradicionalmente Belga que não demorou muito a ganhar o mundo, principalmente após conquistar os Estados Unidos e se tornar um dos pilares do café da manhã americano nos cinemas.

Crescemos com a ideia de que panqueca, bacon, ovos e waffles fazem parte da refeição matinal de um estadunidense médio. Diferente da Europa, onde esse prato é uma iguaria muito mais consumida como uma sobremesa bem recheada do que complemento do café da manhã.

Então, vamos entender como essa maravilha ganhou o coração dos americanos e como pode conquistar você também.

Boa leitura.

Waffle

Como o waffle europeu ganhou a América

É bom lembrar que estamos falando de um prato de mais de 700 anos que desde sua criação mudou muito pouco. Então, antes mesmo de Colombo pisar no continente americano, a Europa já se deliciava com essa massa fofinha e gostosa, coberta com mel e xarope.

Foram desembarcar nos Estados Unidos próximo ao ano de 1620 e caiu nas graças do povo, principalmente por ser um prato fácil de preparar. Em uma época de expansão, receitas que fossem práticas e pudessem ser preparadas em viagem, eram ótimas para que os desbravadores continuassem sua jornada pelas terras americanas.

Por isso que a cada novo acampamento, a cada nova vila que se formava, a receita de Waffle chegava junto e era rapidamente incorporada nas refeições do local, o que disseminou esse prato rapidamente.

Hoje em dia é um símbolo que primeiro remete aos Estados Unidos, sendo pouco associado às origens Europeias, mas a base da receita e seu formato de favo de mel ainda são muito semelhantes daqueles de 700 anos atrás.

E é esse tradicional, simples e gostoso que você vai aprender a fazer hoje.

O Waffle vai conquistar sua casa

Trouxemos aqui a receita testada e aprovada de Waffles, para que você possa fazer em casa sem maiores problemas.

Para o formato característico de favo de mel, é necessário a forma especial, mas caso não tenha, pode usar a sanduicheira mesmo, que o resultado fica ótimo.

Então, anote os ingredientes abaixo e bora fazer esse Waffles deliciosos.

Ingredientes

  • Farinha de trigo 2 xícaras (chá)
  • Açúcar 1/2 xícara (chá)
  • Ovo 3 unidades
  • Leite 1 xícara (chá)
  • Manteiga 1/2 xícara (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
  • Essência de baunilha 1 colher (sopa)
  • Sal 1 colher (café)

Como fazer

  1. Bata os ovos com o açúcar no processador.
  2. Em seguida, acrescente o fermento, o leite, a manteiga e, aos poucos, a farinha.
  3. Asse em forma de waffle ou sanduicheira.
  4. Adicione mel, Ovomaltine, doce de leite, sorvete ou o que mais quiser.

O sabor da massa em si é bem neutro, tanto que pode ser consumido com coberturas doces, ou mesmo com as salgadas, como bacon, requeijão e até ovos. Uma dica é fazer sanduíches com os waffles, fica uma maravilha também.

Não isso, há outras formas de preparar esse prato, separamos algumas abaixo para te inspirar:

Mais europeus que vão te conquistar

Os cafés da manhã pela Europa são muito variados, até porque são culturas milenares, que devido a domínios de povos variados ao longo da história incorporaram receitas e adaptaram para as condições climáticas de seus países.

Hoje em dia, os países estão mais consolidados em sua maioria, então possuem uma culinária simbólica com pratos que você identifica rapidamente como sendo de tal país.

Pensando nisso, separamos 3 receitas muito consumida nos cafés da manhã pela Europa:

Churros Espanhol

Churros Espanhol

Na Espanha, um café da manhã típico conta com uma bela porção de churros.

Contudo, não é bem o churros brasileiro ao qual estamos acostumados, de massa bem doce, com recheio de chocolate ou doce de leite. A versão espanhola é bem mais simples e normalmente não leva recheio.

Também são aqueles tubos, porém mais finos e são passados no açúcar e canela, mais próximo do que seria nossos bolinhos de chuva, por exemplo.

Apesar das diferenças, são deliciosos e vale a pena ter no café da manhã de vez em quando.

Croissant Francês

Croissant Francês

Hoje você encontra em qualquer conveniência de posto de gasolina, com as maiores variações de recheio possível, de doces e salgados, mas o verdadeiro mesmo é na França.

Parecido com o que acontece com o churros, essa ideia de botar recheios variados é mais comum no Brasil, pois no país de origem, o croissant é consumido como um pãozinho folhado, onde passam manteiga ou geleia antes de comer.

O diferencial mesmo é essa massa super fofinha com a crosta folhada crocante e saborosa.

E claro, tem que ter o formato de meia lua para ser um bom croissant, então experimente fazer em casa e nos conte o que achou.

Pastel de Nata de Portugal

Pastel de Nata de Portugal

Antes de voltar ao Brasil, a última parada é nos nossos patrícios portugueses para ver esse maravilhoso pastel de nata.

A receita é até bem simples, e você pode usar a massa de pastel para ter mais praticidade.

Atenção no ponto do recheio, capriche na canela para dar aquele aroma e leve ao forno até dourar.

Pronto, pastel de nata tipicamente português, no conforto da sua casa.

Globalização do café da manhã

A internet nos trouxe a possibilidade de conhecer essas receitas do mundo todo, assim você pode ter a experiência de um café da manhã típico de cada país, sem ao menos precisar sair de casa.

Essa receita de waffle é ideal para você começar a explorar as sobremesas europeias, e depois pode fazer esse tour por vários países com pratos diferentes.

O CyberCook está aqui para ser seu passaporte gastronômico para essas receitas do mundo todo, por isso compartilhe com a gente depois que fizer.

Bom apetite.