Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Receita de Bacalhau da D Sonia

sem lactose·sem glúten·

Porções

8

Peso

197,13 g*

Preparo

1h18

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro trocando a água várias vezes. Leve ao fogo para ferver, espere esfriar, retire as espinhas e desfie em lascas grandes. (Experimente, se achar que ainda está muuito salgado, leve ao fogo novamente com um pouco de água até que ferva, só não deixe tempo demais ou o bacalhau ficará sem gosto).
  2. 2.
    Descasque e corte as batatas em quadrados (não muito grandes), corte as cebolas em rodelas e pique o cheiro verde.
  3. 3.
    Coloque parte do azeite em uma panela antiaderente e aqueça. Acrescente a cebola e deixe refogar um pouco. Em seguida acrescente as batatas, o bacalhau, as sardinhas em conserva (eu costumo retirar as escamas e as espinhas, mas isso é um hábito de infância) junto com seu óleo, o cheiro verde e misture bem. Adicione o azeite restante, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Misture de vez em quando, tome cuidado para que o fundo não grude e queime (bem, sempre gruda um pouquinho!). Verifique o tempero e acrescente sal caso necessário. Quando as batatas estiverem cozidas, está pronto. Coloque em um pirex, cubra com os ovos cortados em rodelas e com as azeitonas.
  4. 4.
    Dicas: Se tiver medo de deixar queimar na panela ou se estiver grudando muito, passe tudo para uma assadeira ou pirex, cubra com papel alumínio e leve ao forno até que as batatas fiquem macias.
  5. 5.
    Para uma apresentação mais bonita, use aquelas batatinhas para salada descascadas e substitua as cebolas por aquelas cebolas pequenas limpas e inteiras
Susan Nakashima
por   Susan Nakashima

Receita de Bacalhau da D Sonia