Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Empadão de Bacalhau

porções: 11
Peso: 275,65 g *
Preparo: 0h45

Ingredientes

Recheio

Creme

Como Fazer

  1. Numa tigela, misture, com a ponta dos dedos, a farinha com a manteiga até obter uma farofa. Junte os ovos e misture. Aos poucos, adicione a água e o sal. Amasse até formar uma bola. Embrulhe com papel-alumínio e reserve. Faça o recheio.

Recheio

  1. Deixe o bacalhau na água fervente por 20 min. Escorra, limpe e desfie. Numa panela, aqueça o azeite. Refogue a cebola e mexa até começar a dourar. Junte o bacalhau, o suco de limão, as batatas, o sal e a pimenta. Cozinhe por 10 min ou até a batata ficar macia. Acrescente a casca de limão, retire do fogo e reserve.

Creme

  1. Em outra panela, coloque a manteiga e leve ao fogo para derreter junto com o alecrim e a farinha de trigo. Mexa. Despeje o leite e o creme de leite de uma vez. Misture até ferver e soltar o fundo da panela. Coloque a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Misture esse creme ao bacalhau. Com o rolo, abra 1/3 da massa diretamente no fundo sobre o fundo de uma forma com o aro removível. Faça rolos com a metade da massa restante, pressionando-as nas laterais da forma até revesti-la. Apare a borda, polvilhe a farinha de rosca e espalhe o recheio. Cubra com o resto da massa e pincele a gema. Leve para assar em forno alto pré-aquecido por cerca de 40 min ou até dourar.
maria luisa silva moreira
por   maria luisa silva moreira

Empadão de Bacalhau