Enviar fotos
Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.
Crista de galo com tripas de bacalhau
Ingredientes (14)
Como Fazer
-
1.
- Numa caçarola, em fogo baixo, reduza o vinho do Porto a 100 ml, com o alecrim e o tomilho.
-
2.
- Corte as cebolas em rodelas.
-
3.
- Dessalgue as tripas de bacalhau por cerca de 12 horas, na geladeira, trocando seguidamente a água. Escorra-as, limpe-as bem e corte-as na mesma espessura das cebolas. Passe-as para uma panela e cozinhe-as com o cognac, em fogo baixo. Reserve.
-
4.
- Amasse ligeiramente o dente de alho, sem desfazê-lo. Leve-o ao fogo com a manteiga e descarte-o quando ficar dourado. Introduza as cebolas e refogue-as na manteiga. Quando estiverem bem douradas, coloque as tripas cozidas e o suco do cozimento.
-
5.
- Em uma superfície de trabalho, disponha as cristas sobre as fatias de pão e, com uma faca, corte o pão, seguindo o desenho das cristas. Aqueça uma frigideira e doure os “sanduíches” de cristas. Retire e reserve-os aquecidos.
-
6.
- Em pratos de serviço, disponha ao centro o refogado de cebola e as tripas. Distribua os sanduíches de cristas e regue com a redução de vinho do Porto.
-
7.
- Decore com o ramo de salsinha e o azeite de pimentão vermelho.
-
8.
Observação:
-
9.
Esta é uma receita que impacta pelo uso de ingredientes pouco comuns, mas que seduz pelas texturas únicas. Cristas de galo e tripas de bacalhau são iguarias desde a Idade Média e hoje têm amplo emprego em restaurantes de alta gastronomia da Espanha. As cristas, quando disponíveis no mercado, são encontradas já confitadas.
-
10.
Por Alex Atala
Por: João Sena
Comentários (0)