Categorias
Dicas

Qual o tempo de cozimento? Dicas para acertar o ponto de 7 alimentos!

Cozinhar é uma ciência que exige atenção e cuidado: dependendo do prato, a receita pode desandar facilmente. Cada alimento tem um tempo e uma medida certa para ficar no ponto.

Para te ajudar a não perder nenhuma receita e aproveitar o prato ao máximo de seu potencial, o CyberCook separou algumas dicas para você ficar por dentro do tempo de cozimento dos alimentos cuja preparação é mais comum. Confira!

1. Arroz: O tempo de cozimento do arroz costuma ser de 15 a 20 minutos, seja na fervura ou no vapor.

2. Feijão: Meio quilo de feijão leva de 20 a 30 minutos na panela de pressão, a depender de como você gosta da consistência do caldo. Na panela comum, é o dobro do tempo, de 40 a 50. Se você quer saber mais detalhes de como fazer feijão, leia nossa matéria especial.

3. Macarrão: Se você vai fazer um macarrão, o tempo de cozimento depende do tipo de massa. Para a massa de sêmola, sem ovos, recomenda-se cozinhar em água fervente por três minutos e deixar descansando, com o fogo desligado, por mais três minutos antes de escorrer. Na massa grano duro, recomenda-se seis minutos direto na água fervente.

cozinhando/cybercook

4. Batata: Existem diversas formas de como cozinhar batatas. Na panela comum, leva de 25 a 30 minutos depois da água ferver. No vapor, de 30 a 40 minutos. Já na panela de pressão, leva de 10 a 15 minutos. Por último, o micro-ondas: 10 minutos, em potência alta.

5. Ovo: Na panela comum, de 4 minutos (gema mole) a 10 minutos (gema e clara dura). No vapor, o cozimento do ovo leva 6 minutos para ficar com a gema mole e o dobro do tempo, 12 minutos, para ficar com a gema dura. Já no forno, a 180 graus, ele leva de 20 a 30 minutos.

6. Milho: Na panela de pressão, leva 10 minutos cozinhando, mais o tempo da pressão sair sozinha depois de desligada a panela. Na panela comum, leva em torno de 1 hora.

7. Abobrinha: A abobrinha leva de 3 a 5 minutos para ser cozida na panela comum. No vapor, um pouco mais: de 4 a 6. Já no micro-ondas, ela leva de 2 a 3 minutos.

Gostou das dicas? Se você, por algum motivo, perder o tempo de cozimento e a receita desandar, o CyberCook te ajuda com um especial para salvar receitas que deram errado.