Categorias
Dicas

Gelatina Colorida: uma das várias maravilhas do colágeno

Apesar de ser uma receita muito popular entre as crianças, a gelatina colorida é uma delícia, principalmente pela sua simplicidade de preparo, mas além disso, tem uma substância ainda muito importante para os adultos que fica mais vital com o passar do tempo.

Venha aprender a receita de gelatina colorida e um pouco mais dos benefícios para a saúde.

Boa leitura.

Gelatina Colorida
Gelatina Colorida

Um tesouro chamado colágeno

Nosso corpo produz essa substância chamada colágeno, que é a responsável por segurar tudo durinho e no lugar, tanto da nossa pele quanto dos órgãos internos. Porém, a partir dos 25 anos de idade nosso organismo vai diminuindo a produção e aí começam aparecer as rugas, marcas de expressão e a flacidez dos tecidos.

Normalmente existem remédios e procedimentos para fazer a reposição, mas saiba você que o colágeno pode ser encontrado naturalmente em vários alimentos comuns do nosso dia a dia.

A gelatina é um dos principais, pois é riquíssima nessa substância, que é extraída da pata bovina, da cartilagem e ligamentos, passando depois por um processo de fervura e depois de desidratação para formar o pozinho.

Portanto, para reconstituir esse colágeno é necessário ferver novamente, e assim temos a gelatina que normalmente é saborizada com alguma fruta.

Receita de gelatina colorida

Quanto mais sabores de gelatina utilizar melhor, pois o legal é ter fatias bem coloridas dessa sobremesa, que faz a criançada se encantar por essa delícia.

E pode confessar, que mesmo adultos é difícil resistir a essa maravilha.

Sem mais delongas, vamos a receita:

Ingredientes

  • Gelatina sabor Morango 1 caixinha
  • Gelatina sabor Abacaxi 1 caixinha
  • Leite condensado 1 lata
  • Creme de Leite 1 lata
  • Leite de Coco 1 xícara (chá)
  • Gelatina incolor sem sabor 1 envelope
  • Gelatina sabor Limão 1 caixinha

Como fazer gelatina colorida

  1. Faça as gelatinas, uma de cada vez, usando 50% da água indicada pelo fabricante, colocando-as em três vasilhas, separadas, levando-as para gelar.
  2. Quando estiverem firmes, pique-as em cubinhos e coloque num refratário.
  3. Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o leite de côco e a gelatina dissolvida.
  4. Despeje esse creme sobre os cubinhos de gelatina, mexa levemente para misturar os cubinhos, para que as corem fiquem bem distribuídas.
  5. Leve para a geladeira, até que fique bem firme.
  6. Você pode ainda levar para gelar em uma forma de buraco para desenformar.

Mais receitas

Agar Agar, gelatina vegana

Talvez seja algo que a maioria das pessoas não saibam, mas a gelatina vem de origem animal e não de algum processo sintético, por isso os adeptos do veganismo podem acabar comendo sem saber ou mesmo excluindo de suas vidas essa delícia.

No entanto, existe uma gelatina que não é de origem animal, estamos falando do ágar ágar, uma substância extraída de uma espécie de alga e na presença de água forma um gel de consistência bem firme, e por isso é amplamente utilizado na indústria alimentícia na produção de sorvetes, flans, iogurtes, patês, entre outros.

É um pouco mais trabalhoso de preparar que a gelatina mas vale muito a pena ser utilizado para fazer uma versão vegana da gelatina colorida.

Importante salientar que o agar agar em geral não vem saborizado, porém isso abre a possibilidade de saborizar com frutas frescas deixando ainda mais gostoso, assim poderá fazer sua gelatina colorida vegana usando creme de leite de amêndoas e leite condensado vegano, o de coco é uma ótima opção para usar nesta versão.

Colágeno natural e saboroso

Está muito em alta no mundo dos cosméticos as cápsulas de colágeno que prometem repor a substância no organismo, mas fazem isso de uma forma nada agradável, com comprimidos difíceis de engolir, ou mesmo em pó para dissolver de sabor horrível.

Então, porque não buscar formas naturais e gostosas de repor o colágeno? A gelatina colorida é só uma delas, mas você também pode aproveitar uma bela geleia de mocotó artesanal, ou mesmo um caldo também de mocotó, muito bem temperado. Assim, a tarefa de repor o colágeno fica bem mais agradável, convenhamos.

Prepare essas versões de gelatina colorida, tanto a tradicional quanto a vegana e nos conte o que achou dessas iguarias.

Bom apetite