Categorias
Dicas

Como fazer um mojito como um verdadeiro cubano

Drinques refrescantes sempre são bem vindos. A caipirinha é um bom exemplo disso, já que se tornou um tesouro nacional e é uma bebida feita apenas de limão, bebida alcoólica (normalmente cachaça), gelo e açúcar. Na mesma ideia nós temos o mojito, que representa para os cubanos o que a caipirinha representa para os brasileiros.

Mesmo que seja bem parecido, o mojito consegue ser ainda mais refrescante do que a caipirinha por conta do hortelã e da água com gás, que juntos resultam em um dos drinques mais frescas de todos. Se está sol por aí e você pensa em fazer um drinque para refrescar (mesmo que seja não alcoólico), dá uma olhada nas nossas dicas sobre mojito a seguir:

O que você encontra nessa matéria

Mojito
Mojito

Qual a história?

As bebidas que levam rum normalmente tem sua história relacionada à época da pirataria. Para resumir a história, um dos piratas mais famosos do mundo, Francis Drake, tomava uma bebida que misturava whisky, limão e açúcar para combater escorbuto, mas quando chegou em Havana, em Cuba, foi surpreendido pelo exército espanhol, que após derrotar o pirata tomou a bebida dele, só que dessa vez com rum, ou aguardente de cana.

Como se pronuncia mojito?

Sendo uma bebida e palavra espanhola, o certo é chamar de “morrito”, já que essa é o som da letra “J” na língua espanhola.

Porque se chama mojito?

Não parece existir um consenso, os créditos vão mais para a gíria, utilizada na época por escravos, de “mojo” ou “mojadito”, como se fosse “molhado” pelo fato de ter água, que logo evoluiu para mojito.

Como se prepara?

A receita a seguir te dá o passo a passo, mas são essas dicas que vão elevar ao máximo o nível do seu mojito.

  • Hortelã: Como é um drinque bem refrescante, é essencial que as folhas de hortelã estejam bem frescas. Além disso, a melhor maneira de extrair o frescor delas é dar um tapa nas folhas antes de jogar no copo e só. Se macerar muito, as folhas podem amargar e perder o frescor.
  • Açúcar: assim como na caipirinha, precisa de açúcar. Porém, como é um drinque mais sutil, o mojito fica mais gostoso com xarope de açúcar, que você pode fazer em casa (é só misturar água e açúcar em partes iguais até dar ponto de xarope).
  • Água com gás: você pode fazer seu mojito com club soda, tônica ou refrigerante de limão, mas a mais equilibrada, refrescante e leve é a receita com água com gás.
  • Ordem: Primeiro as folhas estapeadas, gelo, açúcar (se for em xarope, senão coloque antes do gelo), rum, misture tudo e apenas complete com a água com gás (se mexer muito depois dela pode perder gás).

Qual o melhor rum para se fazer mojito?

O melhor rum para mojito é o carta blanca, que a maior parte das marcas tem. O oro, ou amarelo, é normalmente um rum com características mais amadeiradas que tiram um pouco da refrescância do drinque.

Receita de mojito

Ingredientes

  • 10 folhas de hortelã
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar
  • 1/4 xícara (chá) de suco de limão
  • 1/3 xícara (chá) de rum
  • 2 pedras de gelo
  • Club-soda a gosto

Como Fazer

  1. Macerar a hortelã com o açúcar. Adicionar o suco de limão, o rum e o gelo. Completar com o club soda.
  2. Use um copo grande para vinho tinto ou copo longo para drink. Decore com uma rodela de limão e folhas de hortelã.
Mojito
Mojito

Veja mais algumas matérias sobre outros drinques famosos!