Como conservar e armazenar grãos

Publicada em: 08/07/2020 14:54

Certos alimentos costumam trazer um novo sabor e textura para a sua mesa, contribuindo para o equilíbrio da sua marmita do dia a dia. É o caso dos grãos, como o grão-de-bico, a ervilha, a lentilha e a soja. Se bem conservados, eles podem durar bastante na sua despensa e render refeições deliciosas.

Mas você sabe como conservar e armazenar grãos para impedir que eles estraguem ou percam o sabor? O CyberCook te ensina.

Como congelar os grãos

grãos/cybercook

Leguminosas como grão-de-bico, soja, lentilhas e ervilhas podem ser congeladas depois de cozidas. Deixe os grãos de molho, de um dia para o outro, usando sempre duas medidas de água para a medida do grão. Depois do molho, leve para a panela de pressão e cozinhe por 15 minutos depois de pegar pressão. Coloque um pouco de sal na água. Você pode levar os grãos ao congelador com ou sem a água do cozimento. A versão sem a água descongela mais rápido. Os grãos podem passar até 6 meses no congelador.

Como armazenar os grãos na despensa

graos/cybercook

Guarde os grãos em potes hermeticamente fechados, ou seja, de forma que não permitam a entrada de microorganismos e sujeira. Prefira os potes de vidro, que resistem à ação de traças e insetos. E fique sempre de olho na validade!

Além disso, é importante pensar na manutenção da despensa e dos potes.

Os potes devem ser lavados com frequência, usando uma mistura de vinagre e água quente. Limpe a sua despensa uma ou duas vezes ao mês, para verificar produtos vencidos e desinfetar prateleiras, portas e potes. Você também pode investir no cravo e na folha de louro como repelentes para a sua despensa, espalhando-os para que o cheiro afaste os bichinhos indesejados.

Gostou das dicas? Temos algumas receitas com grãos para você aproveitar todo o sabor!

Salgadinho de grão de bico

salgadinho/cybercook

Caldo de ervilha

caldo/cybercook

Strogonoff de soja

strogonoff/cybercook

Hambúrguer vegano de lentilha

Para mais receitas do dia a dia, confira nossa seção Marmitaria.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: