Comida requentada: como esquentar sua comida do jeito certo e o que evitar

Publicada em: 03/03/2020 12:25

Foi-se o tempo em que o microondas era usado apenas para fazer pipoca e pratos básicos. Com a evolução dos fornos, recipientes e dos alimentos processados, ficou muito mais fácil fazer aquela comida requentada. O problema é que alguns pratos mantém o sabor, a consistência e os nutrientes se não forem requentados da maneira certa, podendo até liberar toxinas no processo.

O CyberCook preparou uma lista especial com as melhores opções sobre como esquentar e reaproveitar algumas das comidas mais frequentes no nosso dia a dia.

Arroz/Cybercook

Como esquentar arroz: Use o micro-ondas. Use duas colheres de água por xícara de arroz e cubra o prato/tigela com uma toalha de papel. Esquente por 20, 30 segundos por xícara de arroz. No caso dos risotos ou receitas com arroz arbóreo, é melhor usar o forno, ou não terá um arroz soltinho. É importante deixar o arroz na geladeira de um dia para o outro: se ficar por muito tempo na temperatura ambiente, pode causar bactérias e intoxicação.

Batata/Cybercook

Como esquentar batata: Para esquentar batata frita, use a frigideira, com óleo. O micro-ondas pode deixar sua batata murcha e borrachuda. No caso das batatas cozidas, é importante pensar na conservação delas antes de cozinhar. Elas precisam ir para a geladeira, não ficar em temperatura ambiente, ou podem incentivar o crescimento de bactérias. Depois de refrigeradas, corte-as ao meio, cubra tudo com um papel toalha e leve ao microondas em velocidade média.

Pizza/CyberCook

Como esquentar pizza: O forno de pedra e o forno do fogão são opções rápidas, mas a frigideira conserva o gosto e a textura. Pré-aqueça a frigideira por alguns minutos, depois deixe cozinhando por mais cinco minutos. Se quiser usar o micro-ondas, coloque um papel toalha por baixo da pizza, para absorver a umidade. Aqueça a pizza por volta de 1 minuto, em uma velocidade mais lenta.

Macarrão/CyberCook

Como esquentar macarrão: A resposta depende do molho. Se o macarrão não tiver molho nenhum, o mais recomendável é cozinhar em água fervente. No caso dos molhos, é melhor esquentar na panela com alguma mistura úmida que combine com o molho, como óleo, manteiga, leite, água ou molho de tomate. No microondas, a dica também é válida: adicione alguma mistura para não deixar o macarrão muito borrachudo. Também é recomendável cobrir o recipiente.

Cogumelos/CyberCook

Como esquentar cogumelos: O micro-ondas é uma boa alternativa. Através dos tempos, houve uma crença popular de que reaquecer cogumelos facilitava a intoxicação, mas isso só acontece se os cogumelos não tiverem sido bem conservados na geladeira.

Carne/CyberCook

Como esquentar carne: Depende da carne. O frango deve ser reaquecido no fogão, na panela. Carne enlatada pode soltar elementos perigosos. Carne de panela pode ser reaquecida no fogão, assim como a carne assada pode ir ao forno novamente (ou cozida). No caso da carne de porco, o mais recomendável é a panela ou o forno, mas o microondas também faz um bom trabalho desde que o porco tenha sido bem refrigerado antes.

Ovo/Cybercook

Como esquentar ovo: Receitas com ovo frito podem ser reaquecidas no fogão e no microondas. Reaquecer um ovo cozido no microondas pode fazer com que ele exploda, devido à alta temperatura interna. Tanto o ovo cozido quanto uma receita de ovos mexidos podem trazer riscos ao ser reaquecidos, por causa de riscos como a salmonela.

Gostou das dicas? O CyberCook tem também uma matéria especial sobre como deixar a sua marmita mais bonita, caso você queira pensar em refeições práticas e deliciosas para requentar e levar com você.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: