Aprenda como fazer Ovo de Páscoa

Publicada em: 23/02/2021 17:45

A Páscoa está chegando novamente e a pandemia continua por aí, então uma boa opção para aproveitar esse tempo em casa é fazer seu próprio ovo de páscoa.

Vamos te trazer uma receita simples com um passo a passo detalhado para você preparar ovos de páscoa de vários tipos e compartilhar com sua família ou até pra vender e ter uma renda extra nesse período complicado.

Acompanhe até o fim para aquelas dicas especiais CyberCook.

Boa leitura.

Aprenda a fazer Ovo de Páscoa

A famosa temperagem

O processo de temperagem pode até parecer complexo para quem nunca fez, mas é bem simples: basicamente um choque térmico no chocolate derretido, primeiro quente e rapidamente esfriado depois. Isso faz com que a estrutura e o brilho sejam os melhores possíveis e deixem seu ovo maravilhoso.

Existem algumas técnicas de resfriamento para temperagem, mas antes é preciso aquecer o seu chocolate acima de 45 graus celsius. 

Lembrando que é importante usar um chocolate nobre, pois a qualidade interfere diretamente no resultado final do seu ovo de páscoa, então vale a pena fazer o investimento. Hoje em dia você encontra no formato de barras e em gotas, sendo o segundo bem mais prático na hora de derreter, por isso recomendamos que você use este tipo, principalmente se sua ideia é vender os ovos de páscoa, que requer otimização da sua produção.

Para derreter o chocolate não tem segredo, é o clássico banho maria ou micro-ondas. Se optar pela segunda opção, coloque 30 segundos, retire, mexa e coloque de volta, repetindo o processo até derreter todo o chocolate e ficar bem uniforme.

Chocolate devidamente derretido, então partimos para a temperagem. Existem 3 técnicas para resfriar o chocolate:

  • Bancada de Mármore
  • Misturar chocolate frio
  • Tigela com água fria

A primeira delas é despejar a tigela sobre uma bancada de mármore bem fria para que a temperatura caia. Essa é uma forma que requer atenção e pode não dar certo se sua bancada não estiver tão fria. 

Outra maneira de resfriar é colocar chocolate gelado neste que você acabou de tirar do micro-ondas, assim a mistura esfria. Mesmo essa também requer atenção na quantidade de cada chocolate, podendo esfriar demais ou mesmo não esfriar de jeito nenhum.

A nossa recomendação é utilizar a terceira técnica que é uma espécie de banho maria reverso, com água fria. Essa não tem erro, basta ir mexendo seu chocolate e observando a temperatura cair. Para certificar, pegue um pouquinho e coloque no seu lábio inferior, se estiver frio, está no ponto certo.

Contudo, um parceiro que vai adiantar muito sua produção é o termômetro de cozinha, hoje em dia você encontra em todo lugar e custam muito barato. Vale a pena investir não apenas para ovos de páscoa mas para várias outras receitas que necessitam de uma precisão maior. 

A temperagem do chocolate realmente precisa da temperatura correta para funcionar, no caso é aquecido a 45 graus para derreter e resfriado a 29 graus para concluir o processo, então nesse caso é melhor ter o máximo de precisão que conseguir, para ter um ovo de páscoa com aquele aspecto brilhante e textura gostosa.

Hora de enformar

Depois do chocolate devidamente temperado, agora é a parte mais tranquila. Existem algumas forminhas para ovo de páscoa que possuem uma marcação indicando até onde deve ir o chocolate, essas serão suas grandes aliadas para uma produção fluida.

Após colocar o chocolate até a marquinha da forma, dê leves batidinhas para eliminar todo o ar para não formar bolhas que deformam a estrutura do ovo.

Umidade e alta temperatura são inimigas naturais do chocolate, então esteja em lugar arejado e com as mãos bem secas para fazer esse processo. Com isso em mente, leve suas formas para geladeira.

O tempo no refrigerador varia, mas é ideal que após os 10 primeiros minutos você retire a forma e tire as rebarbas com uma espátula ou faca. Se o chocolate endurecer demais, fica difícil eliminar esses excessos e ainda corre o risco de quebrar o ovo. Depois volte a forma para geladeira, por mais uns 10 ou 20 minutos ou até notar que o ovo já está descolando completamente do fundo da forma (você vai notar que a forma fica meio esbranquiçada quando chega nesse ponto). Desenforme sobre uma superfície limpa e seca e monte seu ovo como quiser.

Pode rechear com bombons, lembrancinhas ou algum recheio especial como brigadeiro e transformá-lo num ovo de colher, que está super em alta. Uma dica para selar as duas partes dos ovos é usar um pouquinho de chocolate ainda derretido e já temperado e passá-lo em volta da junção entre as partes, assim seu ovo de páscoa fica bem fechadinho.

Portanto, temos aqui o passo a passo para você fazer ovos de páscoa incríveis, aproveitando esse tempo de quarentena em casa para surpreender a família ou até fazer uma renda extra. Ou as duas coisas. 

Não se esqueça de usar um chocolate de qualidade que faz toda diferença e atenção na temperagem, que aí seu ovo de Páscoa não tem erro.

Boa páscoa e bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: