Almeirão: refogado, cru ou na salada faz muito bem!

Publicada em: 28/01/2021 15:05

O almeirão é um alimento da família da chicória, semelhante à alface, e tem tantos benefícios que vão te fazer se apaixonar por essa verdura que combina muito com vários pratos.

Seja refogado ou em salada, o almeirão é fonte de muitos nutrientes que são ótimos para o funcionamento do nosso organismo, então trouxemos no texto de hoje alguns desses atributos dessa verdura.

O primo esquecido

O almeirão é um vegetal da mesma família da chicória, com folhas mais alongadas e de um tom de verde escuro. Seu sabor é mais puxado para o amargo, e vai bem tanto em saladas quanto em refogados. 

Ele pertence à família astaraceae, que é a mesma da alface, ou seja, podemos considerar o almeirão como um primo distante, que raramente visita nossa mesa, diferente da alface que praticamente é a opção top of mind de salada para a maioria das pessoas.

Se você não costuma comer, sugerimos dar uma chance ao almeirão, pois ele é bem mais nutritivo, tendo em 100 gramas cerca de 2,5 vezes mais fibras que na mesma quantidade de alface e ainda custa bem menos que o “primo estrela”. 

Com certeza também é uma ótima opção para o dia-a-dia, visto que bem combinado com outros vegetais, pode aumentar as possibilidades do seu cardápio tanto em variedade de nutrientes quanto de sabores.

Por isso experimente sem medo, expanda seu portfólio de verduras colocando almeirão refogado ou salada nas suas refeições. 

A nossa dica é conferir as várias receitas que temos aqui, que vão de saladas a sopas simples, práticas e saborosas, onde o almeirão é a estrela principal.

Benefícios para a saúde

Além de um ingrediente saboroso, ainda que incomum para a maioria das pessoas, o almeirão também é rico em minerais, vitaminas e fibras que trazem muitos benefícios para o funcionamento do organismo.

Benefícios para a saúde

Listamos aqui apenas os principais, para que ajudar a te convencer a colocar mais almeirão na sua vida, confira:

  • Bom para os músculos: rico em vitaminas B1 e B13, o almeirão ajuda a manter o funcionamento do organismo e auxilia na metabolização do carboidrato, que se torna energia para o dia-a-dia e ainda ajuda prevenir a fraqueza muscular.
  • Enxergue melhor: cheio de vitaminas como B1 e B3, o almeirão também possui vitamina B2 em abundância, que é essencial para saúde dos olhos, prevenindo desenvolvimento de catarata e outras doenças da visão oriundas do envelhecimento. Em 100 gramas de almeirão cru há cerca de 0,10 miligramas da vitamina B2, que corresponde a 11% das necessidades diárias de um adulto de tamanho médio.
  • Fibras: aliado poderoso do bom funcionamento do intestino, o almeirão é rico em fibras, tendo aproximadamente 3,4 g em 100 gramas da verdura. No almeirão refogado essas fibras são melhor absorvidas, pois a água auxilia nesse processo de absorção. A dica é consumir o almeirão pelo menos 3 vezes na semana para que o intestino funcione bem e a prisão de ventre seja evitada.
  • Parceiro da dieta: o almeirão possui baixíssimas calorias. Para você ter uma ideia, em 100 gramas do vegetal estão presentes apenas 18 calorias quando cru. Já 100 gramas de almeirão refogado, tem 65 calorias, o que ainda é muito pouco comparado a outros alimentos. Por isso é indicado para quem está de olho no peso e ainda quer comer bem.

Em suma, o almeirão refogado, cru ou em salada tem propriedades muito benéficas para a saúde e para o paladar. Ainda existem estudos que apontam propriedades terapêuticas, mas estão em fases iniciais, porém muito promissoras.

Tanto é que nutricionistas recomendam que o almeirão esteja mais presente nas refeições diárias da população, pelos nutrientes e para variar o cardápio, não ficando apenas refém da alface.

E para te inspirar a colocar mais almeirão na sua vida, vamos deixar algumas receitas incríveis com esse vegetal saudável e muito barato:

Veja algumas receitas com Almeirão

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: