Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Rocambole de Bacalhau

sem glúten·
porções: 18
Peso: 91,22 g *
Preparo: 3h44

Ingredientes

Recheio

Como Fazer

  1. 1.
    Numa panela, aqueça o azeite aqueci, refogue a cebola picadinha e o alho. Acrescente o bacalhau dessalgado e desfiado, a batata cozida, descascada e amassada, o suco de limão, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e misture bem até formar um creme grosso e soltar do fundo da panela.
  2. 2.
    Transfira a massa de bacalhau para uma assadeira retangular (40 cm x 32 cm) untada com manteiga e polvilhada com farinha de rosca, espalhe bem a massa com as costas de uma colher, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos.
  3. 3.
    Retire do forno, desenforme sobre um pano de prato seco polvilhado com farinha de rosca e deixe esfriar.

Recheio

  1. 1.
    Coloque numa panela a manteiga, a cebola picadinha e leve ao fogo médio até dourar.
  2. 2.
    Adicione a cenoura ralada, a azeitona preta, a gema de ovo e o amido de milho já dissolvido em 500 ml de leite e misture bem até engrossar (10 minutos).
  3. 3.
    Desligue o fogo, junte cebolinha picadinha e sal a gosto, misture e deixe esfriar.
  4. 4.
    Depois que a massa de bacalhau esfriou, distribua o recheio e enrole bem com a ajuda do pano de prato formando um rocambole. Leve para a geladeira para firmar por aproximadamente 2 horas. Sirva em seguida.
carla oliveira
por   carla oliveira

Rocambole de Bacalhau