Bacalhau nas natas à Paço Vedro
Ingredientes
Como Fazer
1. Demolhe o Bacalhau em 3 águas durante 12 horas; escorra bem e cozinhe as postas, no Leite, por 5 minutos, contados à partir da fervura. Coe e reserve-o.
2. Limpe o Bacalhau, tirando pele e espinhas, tomando o cuidado de deixá-lo em lascas.
3. Em uma panela (3 lt), aqueça uma colher de Azeite e derreta a Manteiga, acrescente a Farinha de Trigo, deixando-a fritar até começar a dourar. Acrescente, lentamente, o Leite reservado, mexendo sempre, durante 5 minutos após a fervura, para que a Farinha cozinhe e obtenha-se um Bechamel encorpado. Apague o fogo, acrescente a Nata, a Pimenta do Reino em grãos e a Nóz moscada, mexendo até que toda a Nata se desmanche. Acerte o sal e reserve.
4. Em uma caçarola (5 lt), aqueça o Azeite restante, frite o Alho até dourar, coloque a Cebola, refogando-a até ficarem translúcidas e macias. Coloque o Bacalhau, incorporando-o com cuidado para não desmanchá-lo demais. Forme uma mistura bem úmida (se necessário, deite mais Azeite sobre o Bacalhau). Incorpore a salsa e o Suco de Limão. Apague o fogo e acerte o sal (se necessário).
5. Descasque e corte em rodelas as Batatas, cozinhando-as em água com sal (qb) até que fiquem macias, porém não moles, deixando para que terminem seu cozimento no forno.
6. Em um refratário grande, untado com boa quantidade de Azeite, distribua uniformemente as Batatas e disponha o Bacalhau refogado sobre elas. Acrescente o molho, abrindo pequenos espaços com o garfo para que ele penetre no Bacalhau e nas Batatas. Cubra toda a superfície. Misture a Farinha de Rosca e o Queijo Ralado e polvilhe-os por sobre o molho.
7. Leve ao forno pré-aquecido (180 oC) até gratinar (cerca de 30 minutos).
8. Sirva quente acompanhado de arroz branco.
Sobraram ingredientes?
Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:
Selecione os ingredientes que sobraram:
Dicas
Paço Vedro é uma pequena vila no norte de Portugal. Fundada no século X, é a cidade de origem da Família Magalhães, à qual homenageio com esta receita.