Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Bacalhau de forno

Porções

11

Peso

298,14 g*

Preparo

0h25

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Deixar o bacalhau de molho por 24 horas mudando sempre a água. Escaldar numa rápida fervura removendo peles e espinhas. Coar a água onde o bacalhau foi cozido e reservar. Temperar o bacalhau em lasquinhas, com alho, sal e coentro. À parte, colocar uma caçarola no fogo com azeite de oliva e as cebolas em rodelas. Adicionar os tomates sem pele e sem sementes, o pimentão e as azeitonas picadas. Juntar o bacalhau, o extrato de tomate, o leite de coco e um pouco da água onde foi cozido o bacalhau. Deixar tudo cozinhar bastante. Fica com farto molho. Provar para ver se o sal está a gosto. Cozinhar as batatas e as cenouras em rodelas.
  2. 2.
    Molho: Bater no liquidificador o leite, o trigo e a manteiga derretida. Levar ao fogo e mexer bastante até engrossar a mistura. Finalmente, juntar o creme de leite, a noz-moscada, a pimenta-do-reino, o sal e o ovo batido. Untar um pirex grande com azeite depois de ter esfregado por dentro dele um dente de alho. Deixa um gosto bom. Arrumar em camadas alternadas o bacalhau, a batata e a cenoura. Cobrir tudo com molho e levar ao forno para gratinar. Ao sair do forno, enfeitar com azeitonas e salsa. Servir com arroz branco.
josé neves
por   josé neves

Bacalhau de forno