Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Bacalhau com Azeitona e Tomate-cereja

sem lactose·sem glúten·
porções: 8
Peso: 256,25 g *
Preparo: 25h3

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Pique o bacalhau, lave-o muito bem em água corrente e coloque uma tigela grande. Acrescente 2,5 litros de água gelada e cubra a tigela com filme plástico. Deixe o bacalhau de molho por 24 horas, dentro da geladeira, trocando a água no mínimo 4 vezes.
  2. 2.
    No outro dia, escorra a água e coloque o bacalhau em uma assadeira refratária própria para microondas (21 cm x 32 cm). Reserve.
  3. 3.
    Lave as batatas, descasque e lave novamente. Corte as batatas em rodelas e reserve. Arrume-as sobre o bacalhau e junte 2 xícara (chá) de água (480 ml). Cubra o refratário com papel manteiga.
  4. 4.
    Leve ao forno de microondas e cozinhe por 5 minutos em potência alta (100%) ou até as batatas e o bacalhau ficarem macios. Retire do forno, escorra a água e pique o bacalhau em pedaços grandes. Despreze a pele e as espinhas.
  5. 5.
    Descasque a cebola, lave-a e corte em rodelas finas. Reserve.
  6. 6.
    Lave folha por folha da couve, despreze o caule duro e pique-as em tiras finas. Reserve.
  7. 7.
    Lave os tomates (um a um) e corte ao meio. Reserve.
  8. 8.
    Descaroce as azeitonas e mantenhas-as inteira. Reserve.
  9. 9.
    Unte a mesma assadeira refratária com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Faça camadas de batata, bacalhau, cebola, couve, tomate e azeitonas. Regue com 3 colheres (sopa) de água, o azeite de oliva restante e polvilhe o orégano.
  10. 10.
    Leve ao forno microondas na potência média (50%) por 10 minutos ou até as batatas ficarem macias. Retire do forno.
  11. 11.
    Sirva em seguida.
João Sena
por   João Sena

Bacalhau com Azeitona e Tomate-cereja