Início

Receitas

Peixes e Frutos do Mar

Bacalhau com Arroz à Portuguesa

Bacalhau com Arroz à Portuguesa

0

Tempo de preparo

1h48

Porção

17 porções

Cifrão

Valor por porção

R$4,72

Informação nutricional

Valor nutricional

269,12 kcal

Elaine Mariz Campos

Receita enviada por Elaine Mariz Campos

Em 22/04/2021

Ingredientes

Arroz

Como Fazer

  • 1. Pega-se o bacalhau depois de dessalgado e cozinha-se por 15 minutos sem ferver.

  • 2. Retirar o bacalhau, guardar o caldo para preparo do arroz e depois limpar o bacalhau, tirando a pele e as espinhas, e dividir em lascas.

  • 3. Preparam-se também as cebolas cortadas às rodas, desmanchando estas, temperando-as com sal fino e pimenta, passando-as por farinha e fritando-as em frigideira no azeite bem quente até ficarem louras e secas.

  • 4. Ao purê de tomate dá-se uma fervura ligeira, incrementando com tempero de sal e pimenta.

  • 5. Estando tudo pronto, pega-se uma travessa funda, alternando em camadas, começando por uma camada de arroz, por cima uma de cebolas e outra de bacalhau, sendo este coberto com o purê de tomate, ficando a última também de arroz, isto é, dispõem-se em quantidades de modo a fazer quatro camadas de arroz, três de bacalhau, três de cebola frita e três de pure de tomate indo ao forno pré-aquecido.

  • 6. Por fim, ao servir, deita-se por cima o pão ralado que numa frigideira se fez absorver a manteiga por uns segundos, decorando com os ovos cozidos cortados em rodelas ou em quatro pedaços.

  • 7. É uma das melhores preparações de bacalhau, que se faz acompanhar de um vinho branco bem seco.

Arroz

  • 1. Ao mesmo tempo prepara-se o arroz: colocar a manteiga e a cebola na panela de preparo do arroz. Depois de alourar a cebola, derrama-se o arroz, mexendo com uma colher de pau até o arroz começar a aloirar; junta-se o caldo de bacalhau quase fervendo - que deve ter duas vezes o volume do arroz - o sal e a pimenta a gosto. Deixar ferver sem mexer até o arroz ficar cozido. Como variante pode-se cozinhar 600g de ervilha em água e sal e se misturar com o arroz.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários