Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Bacalhau à portuguesa - à moda de Diamantina

sem lactose·sem glúten·

Porções

20

Peso

289,05 g*

Preparo

50h25

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Dessalgar as postas de bacalhau em água abundante, no mínimo por 48 horas antes do preparo. Recomenda-se trocar a água de 2 a 3 vezes.
  2. 2.
    Numa panela, dourar o urucum e o alho espremido em azeite e cozinhar o bacalhau ligeiramente, por 10 minutos no máximo, tomando o cuidado para não desmanchar as postas. Geralmente, não é necessário salgar. Retirar as postas com cuidado e colocá-las em uma forma de assar.
  3. 3.
    Na água que sobrou do bacalhau, cozinhar as batatas descascadas sem desmanchar.
  4. 4.
    À parte, retirar as peles dos tomates, cortar as cebolas em rodelas finas, picar a salsinha e a cebolinha bem pequenas e também os pimentões.
  5. 5.
    Fazer uma salada, temperando com bastante azeite, pimenta-do-reino e, quando for o caso, uma pitadinha de sal (somente se o bacalhau estiver totalmente sem sal).
  6. 6.
    Colocar a salada sobre (e entre) as postas na assadeira e logo após colocar as batatas cozidas recobertas de manteiga.
  7. 7.
    Leve ao forno para assar até dourar as batatas. Retirar o assado, virar as batatas.
  8. 8.
    Regue-as novamente com a manteiga e volte ao forno para dourar as batatas. Na hora de levar à mesa, decore o assado com os ovos cozidos partidos em quartos e acrescente as azeitonas. Sirva com bastante azeite.
João Sena
por   João Sena

Bacalhau à portuguesa - à moda de Diamantina