Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Rosbife com Sauce Vièrge e Aïoli

sem lactose·sem glúten·

Porções

6

Peso

256,87 g*

Preparo

2h0

Ingredientes

Rosbife

Sauce Viérge

Aïoli

Como Fazer

Rosbife

  1. 1.
    Para o rosbife, aqueça o forno a 220ºC (alto).
  2. 2.
    Regue com azeite o fundo de uma assadeira ou de uma frigideira média que possa ir ao forno e aqueça bem.
  3. 3.
    Junte a carne e, sem mexer ou espetar, doure bem de um lado e só depois vire para dourar dos demais.
  4. 4.
    Polvilhe com sal e pimenta e leve ao forno até atingir o ponto desejado (normalmente, uns 10 a 15 minutos para mal passado - você sentirá que a carne está bem macia se tocar com a ponta do dedo, uns 20 a 25 minutos para ao ponto - a carne começará a enrijecer -, e uns 30 minutos para bem-passado – a carne estará bem firme).
  5. 5.
    Retire do forno, deixe repousar sobre um prato por 30 minutos e leve à geladeira por pelo menos 1 hora (ou até por 24 horas).

Sauce Viérge

  1. 1.
    Para a sauce viérge, misture numa tigela os tomate, o pimentão, a alcaparra, o alho, a azeitona, a mostarda e o suco de limão.
  2. 2.
    Junte o azeite, ajuste o sal e a pimenta, acrescente as ervas.
  3. 3.
    Passe para um potinho e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos (se quiser, prepare na véspera, mas junte as ervas só na hora de servir).

Aïoli

  1. 1.
    Para o aïoli, aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo), coloque a cabeça de alho sobre o papel-alumínio, separe ligeiramente os dentes, coloque entre eles o louro, os raminhos de tomilho e de alecrim, regue com azeite, junte as pontas do papel, torça para fechar e asse por cerca de 1 hora, até que a polpa esteja bem macia e um perfume delicioso invada a cozinha.
  2. 2.
    Deixe amornar e separe 4 ou 5 dentes para o aïoli (guarde os demais na geladeira por até 1 semana e use num molho para massa, salada ou espalhe sobre fatias de pão).
  3. 3.
    Retire os ingredientes da geladeira com antecedência, já que a temperatura ambiente é fundamental para o sucesso da receita.
  4. 4.
    Aperte os dentes de alho para extrair a polpa, passe para um pilão ou uma tigela, junte a gema, sal e pimenta, mexa até virar uma pasta e, sempre aos pouquinhos, vá juntando o azeite e misturando até conseguir um molho amarelado e espesso com uma maionese, depois adicione o suco de limão, ajuste o sal e a pimenta, cubra com filme plástico e guarde na geladeira por até 24 horas.
  5. 5.
    Fatie o rosbife bem fininho, espalhe num prato raso e sirva com os dois molhos ao lado.
João Sena
por   João Sena

Rosbife com Sauce Vièrge e Aïoli