Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Porchetta Assada

sem lactose·sem glúten·

Ingredientes

Como Fazer

  1. 1.
    Soque em um pilão as sementes de erva-doce, os grãos de pimenta, o peperoncino, as folhas de louro, o orégano e um pouco de sal até obter um pó homogêneo. Esfregue essa mistura nos dois lados da carne. Depois regue com os sucos de limão e laranja.
  2. 2.
    Junte aos temperos a metade das folhas de alecrim, o alho esmagado, metade do azeite, o vinagre e deixe marinando na geladeira por 12 horas no mínimo.
  3. 3.
    Retire a porchetta da marinada, abra a manta e cubra a parte interna com as tiras de bacon, com o restante do alecrim, enrole deixando a pele por fora e amarre com tiras de barbante.
  4. 4.
    Esfregue mais um pouco mais de sal e azeite na parte externa da peça. Coloque numa assadeira com os legumes (cenoura, salsão, cebola), com o vinho e cubra com papel alumínio.
  5. 5.
    Leve para assar em forno médio pré-aquecido (180 graus) por, aproximadamente, duas horas e meia, sempre regando com o caldo de carne. Retire o papel alumínio e continue assando até dourar e completar o cozimento da peça.
  6. 6.
    Depois de assada, deixe a porchetta descansar e enquanto isso prepare o molho. Coloque a assadeira em fogo baixo, agregue mais caldo de carne e com o fundo de uma colher vá soltando os resíduos que estão grudados no fundo.
  7. 7.
    Esprema os legumes e os dentes de alho para extrair todo o sabor deles. Deixe o molho ferver até reduzir e engrossar. Sirva a porcheta fatiada regada com o molho.
Gilberto Moraes
por   Gilberto Moraes

Porchetta Assada