Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Pernil assado com farofa

sem lactose·sem glúten·

Porções

35

Peso

157,51 g*

Preparo

21h50

Ingredientes

Farofa

Como Fazer

  1. 1.
    Limpe a carne, retirando o excesso de gordura, fure com uma faca de ponta, para que o tempero penetre melhor e coloque-o na assadeira. Cubra com todos os temperos, esfregando-o bem, por toda a carne. Deixe-o no tempero por, pelo menos, 12 horas. O melhor é temperar de véspera e deixar na geladeira, coberto, até a hora de assar.
  2. 2.
    Cubra a assadeira com papel alumínio, com o lado brilhante do papel voltado para a carne e leve ao forno preaquecido a 220 graus.
  3. 3.
    Deixe-o no forno, até que esteja de um dourado marcante, quase marrom, regando com o caldo que fica na assadeira.
  4. 4.
    Não deixe esse caldo secar totalmente, pois constitui um ótimo fundo para o molho, se quiser preparar sanduíches, ou mesmo para servir com o pernil, pois concentra nele todo o sabor da carne e temperos.
  5. 5.
    Nesse caso, desengordure-o um pouco, junte meia xícara de chá de água, ou mais, se estiver salgado e engrosse-o com um pouco de amido de milho (2 colheres de chá, ou um pouco mais).

Farofa

  1. 1.
    A farofa é um dos pratos mais tradicionais em todo o Brasil e cada região ou mesmo, cada família, tem sua receita especial.
  2. 2.
    Esta é a farofa normal, acrescida de milho verde, escolhida por combinar bem com o pernil, mas você pode fazer a sua preferida.
  3. 3.
    Numa panela ou frigideira funda, refogue a linguiça no óleo
  4. 4.
    Acrescente a cebola, picada finamente e o alho picado e deixe refogar até que a cebola esteja transparente.
  5. 5.
    Junte o milho verde e refogue mais uns 5 minutos, para que o milho absorva o sabor dos outros ingredientes. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. 6.
    Coloque a farinha e mexa bem, até que doure. Prove e acerte os temperos. Por último, pique os ovos e a salsa, bem miúda, coloque sobre a farofa e misture, bem.

Dicas

  1. 1.
    Tente modificar os ingredientes do tempero a seu gosto. Experimente, no lugar do limão usar vinagre de vinho branco, vinho branco seco ou até mesmo cerveja. No lugar da pimenta do reino use a pimenta calabresa. Varie as ervas.
  2. 2.
    Para se certificar de que o pernil está cozido, introduza profundamente uma faca de ponta, na parte onde o pernil é mais largo. Se sair água com sangue, meio rosada, o pernil ainda não está cozido. É muito importante que o pernil esteja totalmente cozido, antes de servi-lo.
  3. 3.
    Se for fazer apenas parte da peça, que caiba em uma frigideira, outra alternativa é aquecer bem uma frigideira grossa e fritar o pedaço de carne e, depois, colocá-lo no forno a 180 º C, por uma hora mais 35 minutos por cada meio quilo de pernil.
  4. 4.
    Além da farofa, são bons acompanhamentos para o pernil, maçãs - em forma de purê, molho ou assadas juntamente com o mesmo - e outras frutas, como pêssegos, ameixas ou abacaxi, que podem decorar o prato.
  5. 5.
    Existe um cálculo básico para o tempo de cozimento coberto, em forno médio: 1 hora, mais 30 minutos para cada quilo do peso da carne.
  6. 6.
    Por exemplo, no caso do pernil de 4 quilos: 1 hora mais 4 x 30 minutos = 3 horas de cozimento coberto. Quando descobri-lo, verifique com um garfo se está macio e vire-o.
João Sena
por   João Sena

Pernil assado com farofa