Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Ossobuco com abóbora e polenta cremosa

porções: 15
Peso: 296,61 g *
Preparo: 2h0

Ingredientes

Abóbora assada

Polenta cremosa

Como Fazer

  1. 1.
    Aqueça o forno a 200ºC. Espalhe os pedaços de vitela em uma tábua. Envolva com uma camada leve de farinha de trigo temperada com sal e pimenta do reino. Aqueça o azeite de oliva em uma panela grande e de boca larga e fundo pesado, que possa ir ao forno. Doure os pedaços de vitela, por etapas, virando para dourar por igual. Ponha em um prato e reserve.
  2. 2.
    Coloque a cebola na panela e refogue por 3 minutos. Adicione o alho. Deixe a cebola ficar macia e levemente dourada. Acrescente o vinho, o tomilho, o alecrim e a folha de louro. Deixe ferver até o liquido ficar reduzido a um terço. Misture a passata, tempere com sal e pimenta do reino e deixe no fogo por mais 3 minutos. Ponha a carne e o caldo, tampe e leve ao forno por 1 hora e meia. Vire a carne na metade desse tempo.

Abóbora assada

  1. Tire a cascas e as sementes da abóbora e parta em pedaços pequenos. Ponha em uma vasilha grande com azeite de oliva, alho, tomilho, e um pouco de sal e pimenta do reino. Misture bem e transfira para uma assadeira. Quando o ossobuco já estiver no forno há uns 50 minutos, coloque também a abóbora e deixe assar por 40 minutos, até ficar macia.

Polenta cremosa

  1. 1.
    Despeje a água em uma panela grande, acrescente uma pitada de sal e deixe ferver. Adicione pouco a pouco a polenta, mexendo sem parar por uns cinco minutos, até engrossar e absorver toda a água. Tire do fogo e misture a manteiga, parmesão, mascarpone e o suco de limão a gosto.
  2. 2.
    Prove e acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Mantenha aquecida até a hora de servir.
  3. 3.
    Descarte o tomilho, o alecrim, o louro do ossobuco. Espalhe a polenta cremosa por pratos aquecidos e ponha o ossobuco em cima. Termine salpicando a salsa. Sirva com a abóbora do lado.
Matheus Moreira
por   Matheus Moreira

Ossobuco com abóbora e polenta cremosa