Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Fígado de Vilela Com Polenta Frita e Vinagrete de Figo

Porções

8

Peso

288,38 g*

Preparo

1h23

Ingredientes

Fígado e Molho

Como Fazer

  1. 1.
    Primeiro, prepare a polenta. Coloque o leite, a água, o óleo de oliva, o tomilho e 1 colher (chá) de sal em uma panela grande e ponha para ferver. Acrescente a farinha de milho e vá mexendo ativamente com uma colher de cabo longo, sempre na mesma direção, para evitar a formação de caroços.
  2. 2.
    A mistura engrossará bem rapidamente e começará a crepitar. Continue mexendo. Cozinhe por 15-20 minutos em fogo baixo, mexendo com freqüência.
  3. 3.
    Retire a polenta do fogo e misture com a manteiga e o queijo parmesão. A seguir, transfira-a para uma travessa rasa, espalhando-a de modo que fique com uma altura de 1,5 cm.
  4. 4.
    Deixe esfriar e firmar, por cerca de 1 hora, depois corte-a em cunhas. Separe 2-3 cunhas por prato.

Fígado e Molho

  1. 1.
    Para fazer o molho, abra dois figos e raspe a polpa, despejando-a em uma tigela. Esmague-a com um garfo e, a seguir, misture aos poucos o vinagre, sal, pimenta e azeite. Reserve.
  2. 2.
    Apare o fígado, retirando quaisquer membranas que encontrar, depois corte-o em 4 porções iguais. Corte os 4 figos restantes ao meio e ao comprido.
  3. 3.
    Polvilhe cada cunha de polenta com farinha temperada. Aqueça uma frigideira grande com óleo de oliva em uma profundidade de 5 mm. Quando estiver quente, frite cada lado da polenta por cerca de 2 minutos, ou até que fique dourada. Remova e escorra em papel toalha. Mantenha a polenta frita aquecida. Seque a frigideira.
  4. 4.
    Aqueça 3 colheres (sopa) de óleo de oliva com a manteiga na frigideira. Polvilhe o fígado com farinha temperada, depois coloque-o na frigideira quente. Frite cada lado por 2-3 minutos, ou até que esteja dourado por fora, mas rosado por dentro. Para checar se já está pronto, pressione a superfície com a ponta dos dedos: se estiver ligeiramente elástico, é porque está pronto. Se estiver muito mole, está pouco cozido. Deixe descansar por 5 minutos antes de servir.
  5. 5.
    Ao mesmo tempo, cozinhe as metades dos figos. Frite-os com o lado cortado voltado para baixo, em uma panela levemente untada com óleo (ou frite-os ao lado do fígado se houver espaço) por cerca de 2 minutos sem virar.
  6. 6.
    Acomode o fígado em pratos aquecidos e salpique com um pouco de vinagre balsâmico. Arrume as cunhas de polenta frita ao lado e finalize com os figos quentes. Despeje o molho de figo dentro da frigideira, mexendo para combiná-lo com os sucos da carne. Regue esse molho ao redor do fígado e sirva.
angelo muniz
por   angelo muniz

Categorias:

FigoVinagrete

Fígado de Vilela Com Polenta Frita e Vinagrete de Figo