Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

Escondidinho de Alcatra Suína

sem glúten·
por CyberCook
porções: 7
Peso: 294,71 g *
Preparo: 1h39

Fonte: Mais Carne Suína

Ingredientes

Para a carne

Para o purê de mandioquinha

Para finalizar:

Como Fazer

Para a carne

  1. 1.
    Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e adicione os cubinhos de alcatra, temperando com o sal e com pimenta-do-reino a gosto.
  2. 2.
    Refogue até dourar bem, acrescente as cebolas, mantenha por mais alguns minutos e depois junte o alho e as ervas picadas.
  3. 3.
    Despeje água em quantidade suficiente para cobrir a carne, tampe e, quando adquirir pressão, cozinhe em fogo baixo por 25 minutos.

Para o purê de mandioquinha

  1. 1.
    Enquanto a carne cozinha, corte as mandioquinhas em pedaços regulares (cerca de 4 cm) e cozinhe em uma panela com água fervente até que fiquem bem macias.
  2. 2.
    Escorra toda a água e amasse-as, ainda quentes.
  3. 3.
    Leve ao fogo, acrescente a manteiga e o leite e tempere com o sal e a noz-moscada a gosto. Misture bem, aqueça por mais alguns instantes e reserve.

Para finalizar:

  1. 1.
    Escorra o caldo formado após o cozimento da carne (guarde-o para o preparo de sopas ou risotos), tampe a panela novamente e chacoalhe-a vigorosamente, para que a carne se desfaça com o movimento. Isso dispensa o trabalho com as mãos ou um garfo.
  2. 2.
    Unte um refratário com um pouco de manteiga e coloque uma farta camada da carne desfiada. Cubra com o purê de mandioquinha, finalize com as lascas de queijo de coalho e leve ao forno alto (240 ºC) para gratinar por aproximadamente 10 minutos.
  3. 3.
    Sirva com brócolis ao alho ou jardineira de cenoura com ervilhas.
CyberCook
por   CyberCook

Escondidinho de Alcatra Suína