Fondue de Queijo

vegetariana
diet
sem glúten

0

Tempo de preparo

20 min

Porção

2 porções

Cifrão

Valor por porção

R$9,90

Informação nutricional

Valor nutricional

623,39 kcal

CyberCook

Receita enviada por CyberCook

Em 22/04/2022

Créditos desta receita

Cristina Hafeli

Ingredientes

Como Fazer

  • 1. Amasse ligeiramente o dente de alho, espete-o no garfo e esfregue-o na parte interna da panela de fondue, pré-aquecida.

  • 2. Junte o leite e espere ferver.

  • 3. Adicione aos poucos os queijos, em chama branda e vá mexendo sem parar, com uma colher, sempre no mesmo sentido.

  • 4. Dilua o amido de milho em um pouco de água, passe para a panela.

  • 5. Tempere com a pimenta, a noz-moscada e deixe ferver mais um pouco, mexendo sempre, até obter um creme espesso e uniforme.

  • 6. Coloque a panela sobre o réchaud e sirva com pão, salsicha ou vegetais cozidos.

Dicas do CyberCook

  • 1. Você deve prestar muita atenção enquanto estiver servindo o fondue de queijo na temperatura da panela, o fogo tem que ser controlado para que o creme não seque muito rápido e o suficiente para mantê-lo cremoso.

  • 2. Caso os comensais parem de usufruir do fondue, tire do fogo e, se for voltar, aqueça novamente com um pouquinho de vinho branco o suficiente para voltar a cremosidade inicial.

  • 3. O processo do alho na panela é fundamental para dar sabor ao fondue com os óleos essenciais presentes no alho.

  • 4. Caso sobre fondue de queijo, uma boa ideia é guardar e colocar em um creme de mandioquinha ou de cebola. Vai ficar uma delícia.

Logo Carrefour

Sobraram ingredientes?

Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:

Selecione os ingredientes que sobraram:

Recomendamos pra você
Comentários
Carmen Lia Atticiati

Esta receita não combina com os comentários.

CyberCook

CyberCook

13/01/2021

Oi Carmen! Nos conte o que achou dessa receita, deu tudo certo no preparo do fondue? Compartilhe a foto conosco :) Abraços.

Eliane Cecconi

Eliane Cecconi

30/03/2020

Nota mil

CyberCook

CyberCook

30/03/2020

Olá Elaine! Que bom! Uma ótima pedida para este outono com carinha de inverno :) Abraços.

CyberCook

CyberCook

30/03/2020

Olá Elaine! Que bom! Uma ótima pedida para este outono com carinha de inverno :) Abraços.

CyberCook

CyberCook

30/03/2020

Olá Elaine! Que bom! Uma ótima pedida para este outono com carinha de inverno :) Abraços.

Daniela

Daniela

17/08/2014

Ficou uma porcaria !!! não sei o que fiz de errado, mas usei os queijos da receita e eles não derreteram direito, ficou um puxa puxa no fundo e uma agua em cima, simplificando não deu pra comer

Silvia S. Novaes

Depois de anos refiz essa receita hoje. Fica perfeito e muito saboroso, basta ter atenção com os detalhes como acrescentar o queijo aos poucos e no fogo baixo. Ahh, hj substitui o kirsh por conhaque, deu certo tb.

Eduardo

Eduardo

25/07/2013

Receita ótima! O gosto do quiejo ficou excelente, no entanto, quando saiu do fogão, o queijo endureceu... Alguém saberia o motivo? Muito obrigado !

CyberCook

CyberCook

25/07/2013

Eduardo, boa tarde! Talvez fosse necessário adicionar um pouco a mais de líquidos, e vale ressaltar que a panela deve ficar no fogareiro para que o queijo não esfrie e endureça. Abraços, Equipe CyberCook

Larissa

Larissa

04/07/2013

Olá...fiz a receita hoje pra uns amigos e o sabor ficou muito bom, pena que a consistência dele ficou estranha...na hora em que estava quente a consistência grossa do queijo ficou mais no fundo da panela e aquoso em cima...não sei se deveria ter esquentado e mexido mais, embora já estava quase grudando quando tiramos..ah, tive que substituir o kirsh por conhaque. Mesmo assim, o sabor ficou bom e usamos no espeto batatinhas cozidas e depois assada no forno com azeite e orégano !!! :)

anne

anne

29/05/2013

delicia

Diva

Diva

09/05/2013

Tipo Assim, soh nome complicado, toligada q emmenthal e gruyère(copiei e colei) são queijos, mas não pode trocar por outro tipo e a dose de q msm??? como será que se fala kirsch???

CyberCook

CyberCook

09/05/2013

Diva, boa tarde! Esses dois tipos de queijos são os mais apropriados para fazer o fondue, por conta do seu derretimento, proporcionando uma consistência melhor; hoje em dia existem misturas para fondue já prontas, comercializadas em grandes supermercados, que facilitam bastante na hora do preparo. O kirsch é uma bebida destilada alemã, feita a partir do suco fermentado de cerejas pretas. Abraços, Equipe CyberCook

berenice vieira feijo

Com esse friusinho do sul cai bem!!!

Marco Antônio Pereira

Muito bommmm.. Adoro fondue.. vc tb pode colocar alguns cubinhos de goiabada na mesa, assim quem quiser pode experimentar um "Romeu e Julieta". Excelente receita.

Silvia S. Novaes

Interessante essa dica da goiabada, ainda mais que sou mineira uai! Vou experimentar. Obrigada!