1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Filé com crosta de castanha-do-pará

Já Fiz

Ingredientes (16)

Carne

Como Fazer

  1. 1.
    Comece preparando a farofa: Com a ajuda de um processador, faça uma farofa com o pão (não precisa ficar muito fina, só não deixe nenhum pedaço muito grande), faça o mesmo com a castanha-do-pará, a diferença é que você deve deixar alguns pedaços maiores (eu piquei parte com a faca e a outra parte triturei no processador). Rale o queijo parmesão no ralo fino e pique grosseiramente a pimenta rosa com a salsinha.
  2. 2.
    Junte todos os ingredientes secos em uma vasilha grande, adicione a manteiga levemente amolecida (alguns segundos no microondas) e um fio de azeite. Misture com um garfo até formar uma farofa grossa e úmida, acerte o sal e a pimenta-do-reino e reserve.
  3. 3.
    Para a carne: Tempere o filé com sal e pimenta do reino dos dois lados. Em uma frigideira grande, coloque azeite, ramos de alecrim e meia cabeça de alho. Coloque o filé e deixe dourar levemente dos dois lados (o meio da carne deve permanecer crua para que termine de assar no forno). Coloque os filés em uma travessa e reserve.
  4. 4.
    Quando todos os filés estiverem prontos, pegue um punhado da farofa de castanha, pressione levemente nas mãos e depois coloque em cima de cada filé, pressionando para que forme uma crosta grossa. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 5-7 minutos para que a carne termine de cozinhar e a crosta de castanha fique dourada. Se o forno tiver a opção da chama em cima (não sei como se chama, mas serve exatamente para dourar os alimentos) fica pronto ainda mais rápido. Cuidado para não deixar a carne passar do ponto.
  5. 5.
    Enquanto isso, na mesma panela em que a carne foi dourada, diminua o fogo e coloque cerca de uma taça de vinho tinto. Tempere com um pouco de sal e pimenta, e com um garfo esmague os dentes de alho para soltar mais o sabor. Deixe reduzir à metade e passe por uma peneira fina. Não é um molho grosso, é apenas um caldo para "decorar" o prato e acrescentar um pouco mais de sabor ao mesmo.

Por: Ivi Fernandes
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Rendimento: 6 porções

Comentários (0)

AzeiteOleaginosasAlecrimAlhoAssados de fornoAzeite de olivaCastanhasPimenta rosaPao italianoSalsinhaPimenta do reinoCastanha do paraFilé mignonParmesãoVinho tinto

Filé com crosta de castanha-do-pará