1

Enviar fotos

Atenção: Imagens retiradas da internet possuem direitos autorais e estarão sujeitas a remoção caso seja comprovada a devida autoria. Dúvidas? Consulte nossos termos de uso.

logomarca cybercook

Bolo cuca com doce de banana caramelada

Já Fiz

Ingredientes (23)

Como Fazer

  1. 1.
    Bolo:
  2. 2.
    Pré-aqueça o forno a 180°.
  3. 3.
    Na batedeira, coloque a margarina, o sal, a baunilha o açúcar, os ovos e bata até obter um creme claro e fofo. Adicione metade do leite, metade da farinha de trigo peneirada com o fermento, e bata em velocidade mínima. Desligue a batedeira, raspe as bordas da tigela e acrescente o restante do leite e a farinha de trigo + fermento. Bata mais um pouco só para misturar.
  4. 4.
    Unte e enfarinhe uma assadeira retangular de 34 X 23 cm.
  5. 5.
    Coloque a massa. Por cima espalhe as gotas ou pedacinhos de chocolate. Corte as bananas em rodelas e arrume-as por cima da massa com o chocolate.
  6. 6.
    Por cima das bananas espalhe a farofa. Leve ao forno por mais ou menos 45 minutos. Estará pronto quando enfiar um palito e sair limpo.
  7. 7.
    Espere o bolo amornar para cortar em quadrados, com uma faca de serra.
  8. 8.
    Farofa:
  9. 9.
    Numa tigela, coloque todos os ingredientes e misture com um garfo, até formar uma farofa úmida. Com as mãos, espalhe por cima da massa do bolo com as bananas.
  10. 10.
    Doce de banana:
  11. 11.
    - Numa panela, faça um açúcar queimado, em fogo médio, depois mínimo. Quando estiver bem derretido e líquido, despeje a água fervendo. CUIDADO, o açúcar queimado levantará do fundo ao despejar a água.Espereo açúcar queimado dissolver um pouco na água, para começar a mexer com uma colher de pau. Quando estiver completamente dissolvido, espere formar uma calda bem rala (+- 6 minutos_. Enquanto isso, corte as bananas em rodelas. Coloque-as então na panela. Deixe ferver em fogo mínimo por volta de 12 minutos, até que estejam douradas, e a calda tenha engrossado. Neste ponto acrescente a baunilha ou o rum.
  12. 12.
    Sirva o doce acompanhando o bolo.
  13. 13.
    - Sirva-o morno, acompanhado de uma bola de sorvete de creme, polvilhada de canela em pó. Fará uma harmonização perfeita com o bolo/calda!
  14. 14.
    - Se desejar uma sobremesa rápida, ouse apenas colocar essa farofa por cima de bananas cortadas em rodelas, num refratário untado, e 20 minutos de forno, até a farofa ficar crocante! Sirva com sorvete
  15. 15.
    - O bolo pode ser congelado já aos pedaços, por três meses.
  16. 16.
    - O doce de banana pode ser guardado num vidro fechado, na geladeira, por 15 dias.
Receita retirada do site: http://sitegourmet.com.br/receita.php

Comentários (0)

BolosReceitas de bolo de bananaBolos com recheio ou coberturaBaunilhaCanelaChocolateChocolate meio amargoGota de chocolateCanela em póFermento químico em pó

Bolo cuca com doce de banana caramelada