Categorias
Dicas

Você conhece o eggnog? Aqui está tudo o que você precisa saber

Quando você está com frio, pensa em que tipo de receita? Uma doce ou salgada? Cremosa ou crocante? Essa receita que você pensou, é uma bebida ou comida? Cada um tem a sua receita preferida para espantar o frio, seja por causa da praticidade de não ter que sair da coberta por muito tempo ou porque ela vem realmente muito quente.

Pois bem, lá nos EUA uma das bebidas mais culturais para a época do frio é o eggnog, que é muito parecido com a nossa gemada, mas muitas vezes leva uma bebida alcoólica. O eggnog é um clássico do Natal (que, diferente do Brasil, acontece durante o inverno estadunidense) que crianças e adultos bebem para espantar o frio e se divertir.

Vem conhecer mais sobre essa bebida e faça aí na sua casa também!

O que você encontra nessa matéria

Eggnog
Eggnog

O que significa eggnog?

Uma das histórias por trás da criação do eggnog diz que o nome surgiu quando a bebida chegou no sul dos EUA e, em vez de vinho, passou a ser feita com rum, que por sua vez também podia ser chamado de “grog” (na verdade, o grog é um rum rudimentar), resultando em “egg and grog”, que abreviado ficaria eggnog.

Se você procurar, o significado vai ser gemada, em portugues.

Eggnog é gemada?

Como vimos, o significado sim, mas a receita é um pouco diferente. Na verdade a gemada é a base do eggnog, que recebe leite, noz-moscada e em alguns casos a bebida também (normalmente rum). Então fica mais “bebida” do que doce, como é a gemada.

Aqui uma receita de gemada para ver a diferença!

Como fazer gemada com leite?

Colocar o leite na gemada faz sentido por si só. Dá até para seguir a proporção de 1 xícara de leite para cada ½ gema (3 gemas, 2 xícaras de leite, por exemplo).

Se ficar muito líquido para o seu gosto, você pode acrescentar um pouco de creme de leite também, mantendo a textura mais cremosa.

Como se toma eggnog?

Diferente da gemada, que é uma sobremesa e normalmente se come com colher, o eggnog é um drinque e deve ser bebido como um chocolate quente ou capuccino, principalmente se for para espantar o frio!

Receita de eggnog

Ingredientes

  • 3 unidades de gema de ovo
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de leite morno
  • 1/4 colher (café) de sal
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite sem soro
  • 2 colheres (sopa) de rum
  • 1 colher (café) de canela-da-china em pó

Como Fazer

  1. Em um recipiente que possa ser levado a banho-maria, misture as gemas peneiradas com o açúcar. Acrescente uma pitada de sal e o leite morno.
  2. Leve a mistura ao banho-maria, mexendo sempre, até que engrosse levemente. Retire do fogo, acrescente o rum e leve à geladeira para que esfrie por completo.
  3. Adicione o creme de leite sem soro, misturando delicadamente, até que fique homogêneo.
  4. Pode ser servido assim, mas se preferir quente, volte a mistura ao banho-maria rapidamente.
  5. Sirva em taças e polvilhe com canela.
Eggnog
Eggnog

Veja mais receitas estadunidenses para variar seu cardápio!