Categorias
Dicas

Pasta de Amendoim x Manteiga de Amendoim

Pasta de amendoim ou manteiga de amendoim: a diferença entre elas é simples. Enquanto a pasta contém açúcar, a manteiga de amendoim, não, mas é feita com óleo vegetal. E os benefícios nutricionais mudam para cada produto.

Quem busca um estilo de vida mais saudável, pode optar pela manteiga. Se ela for caseira, fica ainda melhor, pois não contém conservantes. No mercado também já existem versões orgânicas, livres do cultivo com pesticidas, normalmente, encontrados na tradicional.

Pasta de Amendoim x Manteiga de Amendoim

Já a pasta de amendoim deve ser consumida com moderação (até duas colheres de sopa por dia). Em sua fórmula contém açúcar refinado, sal e gordura hidrogenada. Uma dica para deixá-la menos nociva é substituir o açúcar refinado pelo mascavo.

Enquanto a pasta é capaz de diminuir o colesterol “ruim” (LDL) e auxiliar a regulação do colesterol total, a manteiga de amendoim oferece mais benefícios. Ela ajuda a melhorar a circulação, evita problemas cardiovasculares, previne o câncer e controla o açúcar no sangue. Ambas são ricas em antioxidantes e fonte de energia. Por isso ela virou a queridinha das atletas e de pessoas que possuem uma alimentação saudável.

No Brasil, a marca Santa Helena, fabricante das famosas Paçoquitas, começou a vender a manteiga de amendoim. O produto está disponível em embalagens de 180g pelo preço de R$ 5,99. Outra empresa que passou a vender foi a Calve, da Unilever.

Receita de manteiga de amendoim

Receita de manteiga de amendoim

Ingredientes

  • Amendoim – 500 gramas
  • Óleo de milho – 100 gramas
  • Essência de baunilha a gosto

Modo de Preparo

  1. Triture os amendoins até virarem farinha.
  2. Acrescente o óleo e deixe os ingredientes no processador entre 2 e 3 minutos até que ela fique macia e cremosa.
  3. Faça pausas para raspar as paredes do recipiente, conforme a necessidade.
  4. Guarde a manteiga de amendoim em uma jarra de vidro ou recipiente hermético na geladeira por até 1 mês.

Acesse aquia receita completa.

Dica especial para fazer com Amendoim